Coreia do Norte vs Coreia do Sul

A rivalidade tem como um dos motivos as diferenças ideológicas entre as nações, que vivem sob as bandeiras do capitalismo e do socialismo.

Os conflitos entre Coreia do Norte e Coreia do Sul acontecem desde os tempos de Guerra Fria.

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte mantém um conflito desde os tempos de Guerra Fria. A rivalidade tem como um dos motivos as diferenças ideológicas entre as nações, que vivem sob as bandeiras do capitalismo e do socialismo.

As Coreias sempre mantiveram uma disputa geopolítica. Historicamente, as duas Coreias formavam um único país, mas a divisão ideológica levou à formação de duas nações.

A Coreia do Sul é capitalista, e a Coreia do Norte é socialista. Há anos os países enfrentam pressão internacional pela unificação do país, mas o conflito da Guerra da Coreia, quando forças norte-coreanas resolveram invadir a metade sul, em junho de 1950, dificultou a pacificação.

Com a morte recente de Kim Jong-Il, chefe de estado da Coreia do Norte, seu filho, Kim Jong-Un assumiu o poder. Depois disso, a Coreia do Norte passou a ameaçar a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

O governo norte-coreano chegou, inclusive, a garantir que armas nucleares estão "prontas para o combate". Diante dessa realidade, a ONU determinou sanções contra os testes nucleares do país.

A Coreia do Norte ameaça realizar grandes manobras militares perto da fronteira com a Coreia do Sul. Em resposta, o governo comunista da Coreia do Sul está efetuando lançamentos de mísseis de curto alcance para alvos simulados.

Nesse cenário, o mundo assiste temeroso a possibilidade de uma guerra nuclear.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Ex alunos famosos da USP

Relação das Redes Sociais nos Protestos

Origem da Copa do mundo

Curiosidades sobre os Papas

50 anos da morte de JFK

15 de Outubro – Dia dos Professores