Coreia do Norte vs Coreia do Sul

A rivalidade tem como um dos motivos as diferenças ideológicas entre as nações, que vivem sob as bandeiras do capitalismo e do socialismo.

Os conflitos entre Coreia do Norte e Coreia do Sul acontecem desde os tempos de Guerra Fria.

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte mantém um conflito desde os tempos de Guerra Fria. A rivalidade tem como um dos motivos as diferenças ideológicas entre as nações, que vivem sob as bandeiras do capitalismo e do socialismo.

As Coreias sempre mantiveram uma disputa geopolítica. Historicamente, as duas Coreias formavam um único país, mas a divisão ideológica levou à formação de duas nações.

A Coreia do Sul é capitalista, e a Coreia do Norte é socialista. Há anos os países enfrentam pressão internacional pela unificação do país, mas o conflito da Guerra da Coreia, quando forças norte-coreanas resolveram invadir a metade sul, em junho de 1950, dificultou a pacificação.

Com a morte recente de Kim Jong-Il, chefe de estado da Coreia do Norte, seu filho, Kim Jong-Un assumiu o poder. Depois disso, a Coreia do Norte passou a ameaçar a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

O governo norte-coreano chegou, inclusive, a garantir que armas nucleares estão "prontas para o combate". Diante dessa realidade, a ONU determinou sanções contra os testes nucleares do país.

A Coreia do Norte ameaça realizar grandes manobras militares perto da fronteira com a Coreia do Sul. Em resposta, o governo comunista da Coreia do Sul está efetuando lançamentos de mísseis de curto alcance para alvos simulados.

Nesse cenário, o mundo assiste temeroso a possibilidade de uma guerra nuclear.

Veja Também

Irã e a Bomba Nuclear

Quem era Bin Laden?

Gripe H1N1

Médicos Cubanos no Brasil

Conflito na Ucrânia

Coisas para você não fazer no começo da faculdade