Corrupção

Nesse contexto temos os corrompidos e os corruptores. Sabemos que a corrupção vai além da política e que ela pode ser encontrada em qualquer tipo de relação social.

A palavra corrupção vem do latim “corruptione”, que significa apodrecimento, decomposição. Esse termo foi associado a atos ilícitos praticados por políticos, empresários e cidadãos que tenham por objetivo tirar proveito de alguma situação. O conceito também se refere ao declínio moral das pessoas.

Nesse contexto temos os corrompidos e os corruptores. Sabemos que a corrupção vai além da política e que ela pode ser encontrada em qualquer tipo de relação social.

Existem algumas culturas que são consideradas mais tolerantes quando o assunto é corrupção. E, infelizmente, o Brasil apresenta essa característica.

Um clássico da corrupção no Brasil é o anti-herói Macunaíma, personagem criado por Mário de Andrade. Macunaíma é considerado o típico “herói sem caráter”.

Na história da humanidade, a corrupção esteve presente em todos os sistemas e regimes políticos, das democracias liberais, ao socialismo, ditaduras e aos governos populistas.

No Brasil, o termo corrupção é recorrentemente atrelado à lavagem de dinheiro na política. A corrupção só pode ser combatida com uma lei rigorosa que adote medidas punitivas contra os corruptos, e também com a educação nas escolas, igrejas, ongs e, principalmente, no ambiente familiar.

Hoje, o Brasil conta com uma Ong chamada Transparência Brasil, fundada em 2000 por empresários, intelectuais e associações não governamentais, para combater a corrupção no país. Essa organização tem um site na internet com informações completas sobre políticos e candidatos a cargos públicos. O endereço do site é www.transparencia.org.br.

Veja Também


Prostituição

Política internacional

Bullying

Maiores sociólogos do mundo

Crime organizado

Ascensão social