Corte portuguesa no Brasil

Portugal não tinha chance contra o exército inglês e não queria problemas com a Inglaterra.

Mais de 200 anos atrás a corte portuguesa estava hospedada no Brasil. Com o bloqueio continental a Corte ficou sem saída e vieram correndo pra cá. Mas você sabe a importância da vinda deles para nosso país?

Porque a Corte Portuguesa veio para o Brasil?


Portugal não tinha chance contra o exército inglês e não queria problemas com a Inglaterra, devido a essas circunstâncias o Príncipe Regente, D. João e sua mãe D. Maria vieram para o Brasil. Eles vieram para nosso país em um acordo com a Inglaterra, escoltados pelo exército, mas isso deixou Portugal em dívida.

O que foi o bloqueio continental?


O bloqueio continental foi a proibição de todos os países europeus de comprar de qualquer tipo de artigo da Inglaterra. Esse bloqueio foi feito por Napoleão Bonaparte, que governava a França, por não conseguir assumir a Inglaterra.

Qual foi o acordo entre Portugal e Inglaterra?


O acordo foi acabar com o Pacto Colonial, esse pacto proibia o Brasil de fazer negócios com qualquer outro país que não fosse Portugal. Esse acordo prejudicada o Brasil e apenas favorecia Portugal, que enriquecia a nossas custas. Com o fim do pacto o Brasil foi muito beneficiado.

Quais foram os benefícios da vinda da Corte Portuguesa ao Brasil?


Como a sede deles era no Rio de Janeiro, o estado foi todo arrumado e embelezado para oferecer o conforto necessário, assim surgiram mais residências, serviços públicos (inclusive o Banco do Brasil) e novos bairros. Como os nobres portugueses precisavam de acesso a cultural foram criados a Biblioteca Nacional, o Jardim Botânico, o Teatro Real de São João, a Imprensa Régia e várias Escolas. Com a vinda da Família Real Portuguesa, não foi só a Inglaterra que saiu ganhando, com o fim do Pacto Colonial o Brasil começou a andar com as próprias pernas e aos poucos foi se livrando da dominação portuguesa.

Veja Também


Breve história da Onu

Guerra da Indochina

Matrizes Culturais do Brasil

TNP – Tratado de Não Proliferação Nuclear

Civilização Micênica

O Brasil antes do descobrimento