Click Estudante » Profissões » Costureira

Costureira

Costureira

Para ser uma boa costureira é preciso conhecimento e experiência.

A costureira trabalha para criar ou alterar peças têxteis. Enquanto muitas costureiras trabalham de forma independente, um novo campo, em lojas especializadas de roupas, também aumenta a demanda por esse tipo de profissional.

Em geral, as costureiras trabalham com roupas e uniformes, mas qualquer artigo têxtil pode ser construído ou alterado por uma costureira talentosa. Para ser uma boa profissional nessa área é preciso habilidades de costura, noção de design, fabricação e, claro, bom gosto.

A costureira precisa dominar habilidades especiais e adquirir conhecimento sobre como fazer e consertar roupas. Elas têm que fazer alterações, costurar bainhas, consertar zíperes e aplicar botões. É comum para uma costureira trabalhar com uma alfaiataria ou empresas que lidam com roupas.

Nessa profissão é possível ser autônomo ou trabalhar em regime CLT. Muitas pessoas incorporam suas habilidades de costura em uma especialização, como corte e costura, design de vestidos de casamento, e até mesmo em costura de calçados.

Para ser uma costureira é necessário, antes de tudo, ter a capacidade de costurar. Cursos de costura e de certificação de costura estão disponíveis.

Conhecimento e experiência são essenciais para uma costureira. Conhecimentos importantes também incluem tecidos especiais, operações industriais e trabalho na máquina de costura.

A profissão tem se tornado popular no Brasil graças à expansão das faculdades de moda.

Comentários