Click EstudanteBiologiaCrustáceos

Crustáceos

Autor: Click Estudante

Lido: 2139 vezes

Crustáceos

Os crustáceos são conhecidos por esse nome devido ao seu exoesqueleto que é formado de carbonato de cálcio o responsável pela formação de uma crosta. Os crustáceos mais conhecidos são: caranguejos, siris, tatuzinhos e as lagostas, que são artrópodes e na de costumes aquáticos.

Esses animais costumam ter caracteristicas bem distintas, como por exemplo: duas antenas na parte da cabeça. O corpo pode ser dividido em: tórax, abdome, cabeça, cefalotórax e possuem cinco pares de apêndices, possuem tronco que é segmentado e telson na região final, em muitos o tórax é coberto por uma carapaça dorsal e também possuem ânus.

A movimentação desses seres variam conforme seu próprio corpo, a natação dos crustáceos é devido ao movimento dos apêndices, contudo, algumas espécies por serem pesadas, possuem um corpo preparado para o rastejar e também para cavar. Isso acontece por causa de seu exoesqueleto que é enriquecido com carbonato de cálcio, abaixo do tegumento existem glândulas cromatóforos e tegumentares.

A alimentação desses seres se dá ao par de mandíbulas que existem na região da cabeça e também a outros apêndices que ajudam na obtenção de alimento. Grande parte desses animais são filtradores e se alimentam com plâncton e detritos. É uma alimentação que exige cerdas pois os apêndices criam uma corrente circulação de água, deixando preso os alimentos nos apêndices ou nas cerdas filtradoras. Depois os alimentos são removidos destas cerdas que levam as peças bucais onde o alimento é direcionado para o aparelho digestivo.

O sistema circulatório desses seres é semelhante dos quelicerados, ou seja, o coração pode variar de uma vesícula esférica até um longo tubo. O sangue é possuidor de células fagocíticas como: granulosos e amebócitos que ajudam na coagulação e as trocas gasosas são promovidas por brânquias. A excreção dos alimentos é realizado com ajuda das glândulas antenais ou glândulas verdes, no entanto, outros estudos apresentam que as brânquias possuem um papel importante na excreção de amônia, pois, as brânquias são os órgãos importantes para a reparação e manutenção osmótica.

Diversos grupos de crustáceos desenvolveram múltiplos graus de fusão dos gânglios, medial e longitudinal. Os estatocistos são responsáveis pelas estruturas sensoriais, olhos, receptores táteis, proprioceptores e quimiorreceptores. Os olhos podem ser encontrados de dois tipos: compostos ou mediano. O olho mediano é utilizado para a orientação, os adultos possuem dois olhos na lateral da cabeça. Os medianos são comuns no modo larva e podem ou não persistirem na vida adulta. Algumas espécies podem não possuir olhos compostos.

A reprodução desses animais é dióica, apesar de, algumas espécies serem hermafroditas, um exemplo desse caso é o Craca. As gônadas estão localizadas na parte dorsal do tórax ou no abdome e podem ser encontradas em pares. O macho pode apresentar apêndices que servem para segurar a fêmea e depois depositar os espermatozóides que podem ser aflagelados, imóveis e ainda podem ser transmitidos por espermatóforos, algumas fêmeas podem ter receptáculos seminais. Mas na maioria dos casos as fêmeas incubam os ovos em câmaras ou em seus apêndices, alguns possuem desenvolvimento indireto e é possível encontrar em ovos centrolécitos mais de uma larva, no caso dos lagostim, possuem desenvolvimento direto.

Comentários

Sugestões de Artigos

Crustáceos
Crustáceos

A movimentação desses seres variam conforme seu pr...

Teoria da Burocracia
Teoria da Burocracia

A teoria da burocracia foi criada por Max Weber, n...

O que é vida ou não vida?
O que é vida ou não vida?

A biologia analisa aspectos subjetivos para defini...

Estilística
Estilística

A linguagem escrita nos dá diversos recursos para ...

Cientologia
Cientologia

A cientologia é uma religião que tem chamado a ate...

Infraestrutura do Brasil para Olimpíadas
Infraestrutura do Brasil para Olimpíadas

O governo brasileiro prepara a cidade do Rio de Ja...

O que foram as Capitanias Hereditárias
O que foram as Capitanias Hereditárias

A capitania hereditária foi uma forma de administr...

Guerra Cibernética
Guerra Cibernética

Será que estamos prestes a viver a realidade de um...

A Inglaterra do século XVI
A Inglaterra do século XVI

Nesse período, a economia inglesa era baseada na c...

Assuntos mais abordados em sala de aula
Assuntos mais abordados em sala de aula

Trazer para a discussão assuntos importantes e pol...

Redes sociais no futuro
Redes sociais no futuro

O Facebook foi, sem dúvida, um divisor de águas no...

Tabela periódica
Tabela periódica

Tenha acesso a tabela periódica colorida e preto e...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |