Dalai Lama

O verdadeiro nome da santidade tibetana Dalai Lama é Tenzin Gyatso.

O verdadeiro nome da santidade tibetana Dalai Lama é Tenzin Gyatso. Ele é o 14º Dalai Lama do Tibet e tem uma longa trajetória de luta pela paz.

O atual Dalai Lama nasceu em 6 de julho de 1935. Vindo de uma família de camponeses da pequena vila de Taktser, na provincia de Amdo, situada no nordeste do Tibet, Dalai Lama é considerado a reencarnação de seu predecessor, o 13º Dalai Lama, Thubten Gyatso.

A santidade do Lama foi reconhecida quando ele tinha apenas dois anos de idade. Depois de escolhido para servir à humanidade, Dalai Lama começou sua educação monástica.

Ele estudou lógica, arte e cultura tibetana, sânscrito, medicina e filosofia budista. Aos 23 anos, ele passou por um exame final no Templo de Jokhang, em Lhasa, onde foi aprovado com honras.

Dentre seus muitos atos pela paz, destacam-se as negociações para alcançar uma solução pacífica para o problema sino-tibetano, em que tentava fazer com que a China deixasse o Tibet. Ele também atuou pela democratização do Tibet.

A Santidade vive exiliado na Índia desde 1960. Atualmente, Dalai Lama mora em Dharamsala, pequena cidade no norte da Índia.

Dalai Lama já visitou 42 países, encontrando-se com vários presidentes e com Papas da Igreja Católica.

Em 1989, Dalai Lama recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua luta pela liberação do Tibet e contra o uso da violência. A Santidade aceitou o prêmio em nome de todos os oprimidos do mundo.

Veja Também


Vasco da Gama

Alessandro Volta

Isaac Newton

Getúlio Vargas

Romero Britto

Dom Pedro II