Definição de Filosofia

A filosofia questiona tudo que está em nossa volta e nos intriga!

O questionamento de problemas relacionados à existência, conhecimento, verdade, valores, moral, ética, linguagem e mente pode ser chamado de filosofia. Etimologicamente a palavra quer dizer “amor à sabedoria”.

A abordagem filosófica de um tema difere da posição religiosa e mitológica: ela possui uma postura de análise racional. Contudo, filosofia também é diferente do posicionamento científico. Sua maneira de investigar um assunto é diferente. Não recorre aos procedimentos empíricos e utiliza métodos lógicos como base de argumento, experiências de pensamento e outros métodos.

A filosofia do ocidente começou com os gregos em VI a.C. Surgiram então diversos pensadores para questionar temas como origem das coisas, valores morais e a existência de Deus. Entre os pensadores dessa época estão Tales e Pitágoras.

A filosofia questiona a afirmação e a aceitação de diversas crenças que aplicamos no dia-a-dia. Liberdade, certo e errado, felicidade, amor, realidade, pensamento, tempo e outros temas estão presentes nos artigos filosóficos.

A filosofia tradicional utiliza argumentações lógicas para apresentar seu resultado. Ela está associada à articulação rigorosa dos conceitos e a concatenação correta das conclusões. O principal do estudo filosófico é não apresentar falhas nos argumentos sobre determinado tema.

Veja Também

Ceticismo

Cientologia

Princípios Metafísicos

Pragmatismo

O que é liberdade?

A luta de classes