Delinquência

Os primeiros a estudarem o termo delinquência foram os sociólogos da Escola de Chicago.

Os primeiros a estudarem o termo delinquência foram os sociólogos da Escola de Chicago.

O termo delinquência caracteriza um problema social muito observado nos dias de hoje, principalmente nos grandes centros urbanos. O ser delinquente apresenta um desvio comportamental que resulta em atos criminosos. Esse problema afeta menores de idade, que acabam sendo levados para centros de recuperação juvenil.

A delinquência é resultado direto da falta de oportunidades de desenvolvimento pessoal, econômico e social, da falta de educação de qualidade e das diferenças sociais. O fenômeno acaba sendo mais intenso em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Do ponto de vista psicológico, a principal causa da delinquência é o distanciamento dos pais para com o adolescente. Os delinquentes não observam os valores morais e não respeitam o próximo.

Assim, a delinquência é baseada na criminalidade e nos desvios de conduta, como a violação de uma obrigação social prevista em lei.

O termo foi estudado principalmente por sociólogos da Escola de Chicago, que analisaram a delinquência a partir da estrutura social dos bairros urbanos.

Veja Também

Etiqueta social

Corrupção

Delinquência

Cidadania

Hooligans

Oligarquia