Democracia

O termo é utilizado desde a Antiguidade clássica, em Atenas, para conceituar uma forma de governo baseada na administração política dos interesses coletivos.

A palavra Democracia vem do grego “demos”, que significa “povo”, e “kratos”, que quer dizer “autoridade”. O termo é utilizado desde a Antiguidade clássica, em Atenas, para conceituar uma forma de governo baseada na administração política dos interesses coletivos.

Como regime político, a democracia ganhou força no século 20 nos países ocidentais. Podemos dizer que na democracia representativa, que vigora hoje em várias nações, as decisões políticas são norteadas pela vontade do povo, por representantes eleitos por meio do voto. O próprio dicionário Aurélio define democracia como “Governo do povo; soberania popular; democratismo. Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder”.

Nos regimes democráticos, as decisões são tomadas em assembléias públicas. Por lei, toda democracia deve prezar pela liberdade individual, a igualdade perante a lei sem distinção de sexo, raça ou credo, o direito ao voto, a educação e o direito ao livre exercício de qualquer trabalho ou profissão.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Anarquismo

Trabalho infantil

Crime organizado

Delinquência

Karl Marx e seu Pensamento Sociológico

Poliarquia