Dentista

A maioria tem formação de clínico geral, mas também existem algumas especialidades dentro da odontologia.

Os dentistas podem atuar como clínico geral ou em áreas especializadas.

Os dentistas são os profissionais da área da saúde que examinam e cuidam dos dentes dos pacientes e dos tecidos da boca, a fim de diagnosticar e tratar problemas. A maioria tem formação de clínico geral, mas também existem algumas especialidades dentro da odontologia.

Um dentista especialista pode trabalhar como: ortodontistas, cirurgião oral e maxilofacial, odontopediatras, periodontistas, protéticos, patologistas orais e radiologistas.

Para se tornar um dentista é preciso cursar uma faculdade de odontologia por 5 anos e, depois de formado, é necessário obter o registro no órgão competente para poder atuar na profissão.

A maioria dos dentistas trabalha como profissionais autônomos na prática geral, oferecendo atendimento odontológico público ou privado. Outros trabalham em cargos remunerados dentro de uma variedade de especialidades em hospitais de odontologia, comunidades, forças armadas, indústria, ou no ensino e pesquisa dentro de universidades.

A maioria dos dentistas atua em consultórios dentários, onde, além do dentista, há uma equipe que pode incluir uma recepcionista, uma enfermeira dental, um assistente e um técnico em prótese dentária.

Os dentistas também ajudam a educar os pacientes sobre saúde bucal. Qualificações de pós-graduação são necessárias para a progressão na carreira.

Veja Também

Dentista

Policial

Fotógrafo

Costureira

Contador

Aprenda a fazer um currículo perfeito