Desenho

O desenho é uma arte que veio se desenvolvendo desde a pré-história por meio das pinturas rupestres.

O desenho é uma forma de arte que vem se desenvolvendo desde a pré-história por meio das pinturas rupestres e da linguagem não-verbal de expressão.

O desenho também foi usado por povos remotos, como os egípcios, os Maias, os Astecas, e muitas outras civilizações ao longo do tempo. Essa forma de expressão abriu caminho para o desenvolvimento da linguagem falada e escrita.

Essa arte também foi importante na época das grandes rotas de navegação. Foi o desenho que possibilitou a representação cartográfica de rotas comerciais.

A partir da criação do papel pelos chineses, há mais de 3 mil anos, o desenho ganhou nova dimensão e passou a fazer parte da vida cotidiana do homem.

O desenho evoluiu no decorrer dos anos, bem como as ferramentas utilizadas para desenhar. Do carvão, à argila, e ao nanquim, o desenho se revolucionou e hoje as técnicas mais modernas utilizam programas de computação gráfica.

São várias as formas de desenho, entre elas as caricaturas e charges, os cartuns, desenhos técnicos, desenhos artísticos, animes, mangás, grafites, entre outros.

Também devemos citar as técnicas mais apuradas de desenho, como a arte final, a diagramação, e as artes gráficas.

Veja Também

Arte Cristã Primitiva

Pós-Impressionismo

Arte renascentista

Arte Abstrata

Arte Romana

Arte surrealista