Dicas para planejar uma Dissertação

A dissertação é bastante pedida no vestibular, e por isso devemos trabalhar bastante para conseguirmos bons pontos na redação.

A dissertação é bastante pedida no vestibular, e por isso devemos trabalhar bastante para conseguirmos bons pontos na redação. Temos aqui algumas dicas para planejar uma dissertação, as quais poderão fazer toda a diferença na hora de redigi-la.

Ao fazermos qualquer tipo de redação, se não tivermos um plano preparado corremos o risco de apenas falar de forma superficial sobre o tema proposto, não abordando todos os aspectos importantes, e assim influenciando bastante a conclusão, que será vaga, sem conteúdo.

É por essa razão que devemos sempre planejar uma dissertação elaborando um esquema. Esse esquema é como um guia, onde estão os temas a abordar, a ordem com que vamos falar sobre eles, e alguns aspectos sucintos sobre cada um.

Como planejar uma dissertação: Passo a Passo

A primeira coisa a fazer é entender o tema que nos é proposto. É importante que todo o esquema esteja relacionado com o tema dado, sem desviar a nossa atenção dele.

O segundo passo é dividir o nosso esquema em 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Introdução - diga qual a tesa que irá defender.

  • Desenvolvimento - diga quais os argumentos que sustentam a sua tese.

  • Conclusão - deverá escrever a sua ideia final, conjugando com os argumentos usados anteriormente para provar a sua tese.


Para facilitar um pouco a vida dos alunos, vamos passar aqui alguns passinhos para ajudá-los a elaborar o seu esquema e planejar uma dissertação.

1 - Faça perguntas ao tema - O ideal é que consiga transformar o tema dado em uma pergunta.

2 - Responda às perguntas feitas ao tema sempre de acordo com a sua opinião sobre o assunto. É crucial que o faça de forma clara e simples, sem grandes rodeios.

3 - Dê um argumento básico - este será o principal argumento que irá defender a sua tese, e no qual você irá se basear na conclusão.

4 - Estabeleça outros argumentos / secundários / auxiliares - Procure outros argumentos que o ajudem a defender e fundamentar a sua tese.

5 - Dê um exemplo - O ideal é que encontre um fato que sirva de exemplo, de forma a reforçar o seu ponto de vista. Este é um dos passos que muitas vezes os alunos esquecem, mas que é fundamental para dar clareza e força a toda a argumentação dada.

6 - Faça a conclusão - Use todos os argumentos dados para fechar a sua ideia e ponto de vista.

Esses passos para planejar uma dissertação podem fazer uma grande diferença nos resultados da sua redação. Não esqueça de usá-los!

Veja Também

Tema e Título

Dissertação

Conclusão na redação

Dicas para planejar uma Dissertação

Como fazer uma boa redação

Crônica