Diferença entre Estado, Nação e Governo

Descubra o significado e veja quais as diferenças.

Certas falas dos nossos políticos nos causam confusões, existe uma grande diferença e na mesma proporção uma confusão nos conceitos entre Estado, Nação e Governo. Descubra o significado e veja quais as diferenças.

Estado significa uma unidade administrativa do território, ou seja não existe Estado sem território, o Estado é constituído por diversas instituições públicas que fazem o Estado funcionar.

Governo é um das instituições que compões o Estado, o Governo tem a principal função em administrá-lo. Os governos passam por comandos diferentes e não pode perdurar por muito tempo, na nossa atual constituição da democracia.

Nação é apenas um conceito em que se refere uma identidade, cultura e nação. Nessa sociedade é seguido tradições em que o povo origina o nome Nação.

O Brasil é um exemplo de Estado Multinacional Territorial, pois aqui habita diferentes povos, culturas e etnias. Os curdos são exemplos de Nação sem território, eles habitam em várias regiões do Oriente Médio e não possuí um estado Constituído.

Veja Também

Falésias

Como Acontece o Tsunami

Ásia

Monopólio

Deriva Continental

Era Mesozóica