Dilma Rousseff

Conheça a história de vida desse importante nome da política nacional!

Dilma Rousseff se tornou a primeira mulher na presidência do Brasil. Conheça a história de vida desse importante nome da política nacional!

Dilma Rousseff é um nome importante na política brasileira. A primeira mulher a se tornar presidente do Brasil é filha de um engenheiro búlgaro chamado Pétar Russév, e de uma professora brasileira chamada Dilma Jane Silva.

Dilma Vana Rousseff nasceu em Minas Gerais. Ela estudou no Colégio Isabela Hendrix e no Sion, ambos em Belo Horizonte. Aos 16 anos foi transferida para o Colégio Estadual Central, onde começou a se envolver com movimentos estudantis.

Dilma foi simpatizante e militante da Organização Revolucionária Marxista - Política Operária, conhecida como Polop. Essa organização de esquerda era formada por estudantes.

Em 1967, Dilma começou a cursar a Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Nesse mesmo ano, Dilma passou a militar no Colina – Movimento Comando de Libertação Nacional, uma organização que defendia a luta armada.

Durante todo o período da Ditadura Militar, Dilma Rousseff esteve envolvida em movimentos de esquerda. Em 1969, Dilma passou a viver na clandestinidade, usando codinomes para não ser identificada. Nesse período, Dilma Rousseff já fazia parte da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares).

A atual presidente do Brasil foi presa em 16 de janeiro de 1970, em São Paulo. Dilma foi acusada de subversão e ficou detida na Oban (Operação Bandeirantes).

No tempo em que permaneceu presa, Dilma foi torturada, enviada ao Dops e condenada em 3 Estados. Em 1973, Dilma conseguiu sua liberdade e se mudou para Porto Alegre, onde estudou na Faculdade de Ciências Econômicas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A presidente se filiou ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), fundado por Leonel Brizola em 1979. Nesse momento de sua carreira, Dilma Rousseff ocupou vários cargos na prefeitura de Porto Alegre e no governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Em 2001, Dilma se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) e coordenou a equipe de Infra-Estrutura do Governo de Transição do primeiro mandato do ex-presidente Lula. Dilma Rousseff também ocupou os cargos de ministra das Minas e Energia e Ministra-Chefe da Casa Civil durante o governo de Luís Inácio Lula da Silva.

No dia 20 de fevereiro de 2010, Dilma foi indicada como pré-candidata do PT à presidência da República, em substituição ao presidente Lula.

Dilma Rousseff venceu as eleições presidenciais de 2010, no segundo turno, com 56,05% dos votos válidos. Ela derrotou o candidato do PSDB, José Serra, e se tornou a primeira mulher presidente do Brasil. Dilma tomou posse no dia 1º de janeiro de 2011.

Veja Também

Barack Obama

Monteiro Lobato

Josef Stalin

Elizabeth Taylor

Fernão Dias

Benito Mussolini