Dilma Rousseff

Conheça a história de vida desse importante nome da política nacional!

Dilma Rousseff se tornou a primeira mulher na presidência do Brasil. Conheça a história de vida desse importante nome da política nacional!

Dilma Rousseff é um nome importante na política brasileira. A primeira mulher a se tornar presidente do Brasil é filha de um engenheiro búlgaro chamado Pétar Russév, e de uma professora brasileira chamada Dilma Jane Silva.

Dilma Vana Rousseff nasceu em Minas Gerais. Ela estudou no Colégio Isabela Hendrix e no Sion, ambos em Belo Horizonte. Aos 16 anos foi transferida para o Colégio Estadual Central, onde começou a se envolver com movimentos estudantis.

Dilma foi simpatizante e militante da Organização Revolucionária Marxista - Política Operária, conhecida como Polop. Essa organização de esquerda era formada por estudantes.

Em 1967, Dilma começou a cursar a Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Nesse mesmo ano, Dilma passou a militar no Colina – Movimento Comando de Libertação Nacional, uma organização que defendia a luta armada.

Durante todo o período da Ditadura Militar, Dilma Rousseff esteve envolvida em movimentos de esquerda. Em 1969, Dilma passou a viver na clandestinidade, usando codinomes para não ser identificada. Nesse período, Dilma Rousseff já fazia parte da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares).

A atual presidente do Brasil foi presa em 16 de janeiro de 1970, em São Paulo. Dilma foi acusada de subversão e ficou detida na Oban (Operação Bandeirantes).

No tempo em que permaneceu presa, Dilma foi torturada, enviada ao Dops e condenada em 3 Estados. Em 1973, Dilma conseguiu sua liberdade e se mudou para Porto Alegre, onde estudou na Faculdade de Ciências Econômicas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A presidente se filiou ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), fundado por Leonel Brizola em 1979. Nesse momento de sua carreira, Dilma Rousseff ocupou vários cargos na prefeitura de Porto Alegre e no governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Em 2001, Dilma se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) e coordenou a equipe de Infra-Estrutura do Governo de Transição do primeiro mandato do ex-presidente Lula. Dilma Rousseff também ocupou os cargos de ministra das Minas e Energia e Ministra-Chefe da Casa Civil durante o governo de Luís Inácio Lula da Silva.

No dia 20 de fevereiro de 2010, Dilma foi indicada como pré-candidata do PT à presidência da República, em substituição ao presidente Lula.

Dilma Rousseff venceu as eleições presidenciais de 2010, no segundo turno, com 56,05% dos votos válidos. Ela derrotou o candidato do PSDB, José Serra, e se tornou a primeira mulher presidente do Brasil. Dilma tomou posse no dia 1º de janeiro de 2011.

Veja Também


Wolfgang Amadeus Mozart

Benjamin Constant

Alcântara Machado

Leonardo da Vinci

Bill Gates

Charles Chaplin