Diversidade Cultural

A diversidade cultural é caracterizada pela riqueza cultural dentro de um país ou região.

Trabalhar a diversidade cultural é trabalhar o diálogo entre diversas culturas. Saiba mais!

A diversidade cultural é caracterizada pela riqueza cultural dentro de um país ou região. Essa diversidade se manifesta em vários aspectos, como na linguagem, nas danças, no vestuário, na culinária, nos credos e nas tradições.

A diversidade cultural faz parte da dinâmica do processo associativo de uma comunidade. Essas diferenças culturais formam um cenário muito rico e apropriado para estudos.

Filosoficamente falando, a cultura é muito importante, pois insere o indivíduo num meio social. Quando temos a diversidade cultural, temos costumes diferentes dentro de uma mesma sociedade, fato que a torna especial.

O Brasil é um país que apresenta muita diversidade cultural. Essa realidade é fruto dos primeiros disseminadores de cultura no país: os colonizadores portugueses, os índios, os escravos africanos, e todos os outros imigrantes que vieram para o Brasil.

A diversidade cultural também é chamada de pluralidade cultural. A diversidade é uma referência à variedade de ideias, características e elementos diferentes culturais que podem coexistir num mesmo ambiente.

A diversidade cultural é muito importante no desenvolvimento de projetos culturais, pois ajuda a entender as necessidades de todos os povos. No Brasil, a abordagem cultural mais profunda está relacionada aos povos indígenas, aos afrodescendentes e aos imigrantes europeus, japonês, chineses e libaneses.

A aceitação e o entendimento da diversidade cultural ajudam a combater a discriminação e a desigualdade. Trabalhar a diversidade cultural é trabalhar o pluralismo e o diálogo entre as diversas culturas.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Epicurismo

Definição de Filosofia

Dogmatismo

Arquétipos

Diversidade Cultural

Ecletismo Espiritualista