Dogmatismo

Dogmatismo é aquilo que se aprofunda em princípios, doutrinas. Essa verdade é absoluta e indiscutível.

Dogma é um termo usado pela filosofia e pela religião. A palavra tem origem grega, de dogmátikos, “que é aquilo que se funda em princípios”. Dogmatismo é toda doutrina que atinge uma verdade construída pelo homem. Essa verdade é indiscutível e absoluta.

Os dogmas também são usados na religião. Nesse caso correspondem às crenças, também indiscutíveis em sua verdade. Normalmente a verdade é incontestável por se tratar da “palavra de Deus”.

Na filosofia, o dogma pode ser interpretado de 3 maneiras: a chance de conhecer a verdade, a confiança nesse conhecimento e a submissão a essa verdade sem questionamento.

Existiram alguns filósofos dogmáticos. Entre eles estão Platão, Aristóteles e Parmênides. No século 18 o dogmatismo começou a pregar total confiança da razão para se obter uma verdade segura.

O termo dogmatismo ganhou um sentido novo depois da obra “Crítica da Razão Pura”, do filósofo alemão Immanuel Kant. Segundo sua obra, o dogmatismo é “toda atitude de conhecimento que consiste em acreditar na posse da certeza ou da verdade antes de fazer a crítica da faculdade de conhecer”.

Veja Também


Princípios Metafísicos

O que é certo e errado?

Epicurismo

Chakra

Origem da palavra filosofia

Filosofia Medieval