Dom João VI

Ele nasceu em 13 de maio de 1767, em Portugal, durante o reinado de seu avô, D. José I.

Dom João VI ocupou o trono de Portugal e do Brasil, ambos marcados pelo absolutismo.

O rei de Portugal, Dom João VI, chamava-se João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael. Ele nasceu em 13 de maio de 1767, em Portugal, durante o reinado de seu avô, D. José I.

João VI era filho de D. Maria I e Pedro III. Ele cresceu como um jovem considerado inculto e sem importância para o reino de Portugal. No entanto, tempos depois ele acabou assumindo o trono como Rei do Reino Unido de Portugal e do Brasil, após a morte de seu irmão mais velho.

O império durante o reinado de Dom João VI foi marcado pelo absolutismo. O rei viveu, entretanto, alguns momentos de turbulência durante seu governo, enfrentando conflitos com grandes potências como França e Espanha.

Por causa desses conflitos, Dom João foi obrigado a fugir para o Brasil com sua família, quando as tropas de Napoleão invadiram Portugal. Dom João VI foi casado com Carlota Joaquina da Espanha, e foi pai de Dom Pedro I e Dom Miguel I de Portugal.

Enquanto no Brasil, Dom João VI foi responsável por criar várias instituições, como a Escola Médico-cirúrgica da Bahia, a Escola Anatômica Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro, a Academia Real Militar, o Jardim Botânico e a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro.

Dom João só foi coroado rei de Portugal em 6 de fevereiro de 1818, após a morte de sua mãe, D. Maria I. Anos depois, Dom João VI morreu, supostamente envenenado.

Sua morte aconteceu no dia 10 de março de 1826, no Paço da Bemposta, em Lisboa.

Veja Também


Marechal Deodoro da Fonseca

Chiquinha Gonzaga

Dom Pedro II

Albert Einstein

Dilma Rousseff

Aristóteles