Dom Pedro II

Pedro II foi o sétimo filho de Dom Pedro I e Dona Maria Leopoldina.

Dom Pedro II foi o último imperador do Brasil.

Dom Pedro II foi batizado como Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga. O segundo imperador do Brasil nasceu no dia 2 de dezembro de 1825, no Palácio da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

Pedro II foi o sétimo filho de Dom Pedro I e Dona Maria Leopoldina. O príncipe perdeu a mãe quando tinha apenas um ano de idade.

Depois da morte de seus irmãos mais velhos, Miguel e João Carlos, Dom Pedro II herdou o trono do Brasil.

O jovem imperador assumiu o poder com apenas 6 anos de idade. Nesse período, ele ficou sob a tutela de José Bonifácio de Andrade e Silva.

D. Pedro II foi declarado maior de idade pela Assembléia Legislativa para que pudesse assumir o trono brasileiro. O governo de Dom Pedro II foi marcado por inovação. Foi ele quem determinou a construção das primeiras linhas telegráficas e da primeira estrada de ferro do país.

O imperador se casou com Teresa Cristina Maria de Bourbon, com quem teve quatro filhos, entre eles as princesas Isabel e Leopoldina. Durante uma viagem do imperador à Europa, sua filha, Princesa Isabel assumiu o trono temporariamente. Nesse momento, Isabel assinou o decreto que acabou com a escravidão no Brasil.

Com a proclamação da República em 15 de Novembro de 1889, Dom Pedro II acabou obrigado a sair do Brasil. Ele voltou a Portugal com a família.

Depois da morte de sua esposa, Pedro II foi viver em Cannes, Versailles e Paris. O segundo e último imperador do Brasil morreu aos 66 anos, vítima de pneumonia, em 5 de dezembro de 1891.

Em 1920, os restos mortais do imperador foram trazidos para o Brasil e depositados na Catedral de Petrópolis.

Veja Também

Tarsila do Amaral

Aleijadinho

Caravaggio

Carlos Drumond de Andrade

Cartola

Dom João VI