Click EstudanteBiologiaEcossistemas Brasileiros

Ecossistemas Brasileiros

Autor: Click Estudante

Lido: 5515 vezes

Ecossistemas Brasileiros

Ecossistemas são partes da biosfera que podem ser estudadas de modo isolado. O ecossistema é um conjunto que compreende os seres vivos, o meio ambiente e as relações que esses seres mantêm entre si e com o meio.

No Brasil existem, pelo menos, nove tipos de ecossistemas diferentes em relação à vegetação e localização territorial. Veja abaixo a relação dos Ecossistemas Brasileiros:

Amazônia - Floresta que ocupa a Região Norte do Brasil. A região é condicionada pelo clima equatorial úmido, possui uma grande variedade de fisionomias vegetais, desde florestas densas até campos. Também apresenta florestas de várzea, periodicamente alagadas, e as florestas de igapó, permanentemente inundadas.

Semi-árido – Caatinga - Compreende todos os estados do Nordeste brasileiro, além do norte de Minas Gerais. A Caatinga ocupa cerca de 11% do território nacional e é caracterizada pela ocorrência da vegetação mais rala, com áreas mais elevadas sujeitas às secas.

Cerrado – Ocupa a região do Planalto Central brasileiro. Com clima que apresenta duas estações bem definidas, o Cerrado conta com fisionomias variadas que vão de campos limpos desprovidos de vegetação à formação arbórea densa.

Mata Atlântica - Florestas estacionais semideciduais. Hoje possui apenas 4% da cobertura original. Possui climas temperados úmidos no extremo sul e tropical úmido e semi-árido no nordeste. Tem áreas de floresta densa e campos rupestres, além de florestas de Araucárias.

Mata dos Cocais - Composta de florestas tropicais e amazonenses secundários, a vegetação da Mata dos Cocais possui também uma grande área provinda de um reflorestamento, uma floresta reconstituída pós-desmatamento, composta de babaçu, carnaúba, oiticica e buriti.

Pantanal – É a maior planície de inundação contínua do planeta, coberta por vegetação predominantemente aberta. Este ecossistema é formado por terrenos em grande parte arenosos, com microrelevos e regimes de inundação.

Pampas – Apresentam clima temperado no extremo sul do país. Região com terrenos planos, planaltos gaúchos e coxilhas de relevo suave-ondulado. Há ainda áreas de florestas estacionais e de campos de cobertura gramíneo-lenhosa.

Ecossistemas costeiros e insulares - Estão associados à Mata Atlântica devido a sua proximidade. Nos solos arenosos dos cordões litorâneos e dunas, desenvolvem-se as restingas. Também apresentam os manguezais e os campos salinos.

Comentários

Sugestões de Artigos

Ecossistemas Brasileiros
Ecossistemas Brasileiros

Os ecossistemas podem ser estudadas de modo difere...

Tecidos Vegetais
Tecidos Vegetais

Os tecidos vegetais são agrupamentos de células ve...

Biotecnologia
Biotecnologia

Biotecnologia ramo da ciência que analisa a utiliz...

O teatro de Gil Vicente
O teatro de Gil Vicente

Conheça as obras desse importante dramaturgo!...

Bolsa de Valores
Bolsa de Valores

A bolsa atua como uma organizadora e gestora das a...

Guerra dos Mascates
Guerra dos Mascates

O conflito começou num momento em que Recife estav...

Guy Fawkes
Guy Fawkes

Guy Fawkes foi um católico inglês que viveu no fin...

Princípios Metafísicos
Princípios Metafísicos

Os princípios metafísicos seguem uma ordem univers...

Importância da água
Importância da água

Água é vida, mas este é um recurso natural finito ...

Ano Bissexto
Ano Bissexto

A cada quatro ano, o mês de fevereiro ganha um dia...

Estilos literários
Estilos literários

A literatura escrita em português se iniciou obvia...

Melhores Faculdades Federais do Brasil
Melhores Faculdades Federais do Brasil

As universidades federais, mantidas pelo governo f...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |