Click EstudanteBiologiaEcossistemas Brasileiros

Ecossistemas Brasileiros

Autor: Click Estudante

Lido: 4135 vezes

Ecossistemas Brasileiros

Ecossistemas são partes da biosfera que podem ser estudadas de modo isolado. O ecossistema é um conjunto que compreende os seres vivos, o meio ambiente e as relações que esses seres mantêm entre si e com o meio.

No Brasil existem, pelo menos, nove tipos de ecossistemas diferentes em relação à vegetação e localização territorial. Veja abaixo a relação dos Ecossistemas Brasileiros:

Amazônia - Floresta que ocupa a Região Norte do Brasil. A região é condicionada pelo clima equatorial úmido, possui uma grande variedade de fisionomias vegetais, desde florestas densas até campos. Também apresenta florestas de várzea, periodicamente alagadas, e as florestas de igapó, permanentemente inundadas.


Semi-árido – Caatinga - Compreende todos os estados do Nordeste brasileiro, além do norte de Minas Gerais. A Caatinga ocupa cerca de 11% do território nacional e é caracterizada pela ocorrência da vegetação mais rala, com áreas mais elevadas sujeitas às secas.

Cerrado – Ocupa a região do Planalto Central brasileiro. Com clima que apresenta duas estações bem definidas, o Cerrado conta com fisionomias variadas que vão de campos limpos desprovidos de vegetação à formação arbórea densa.

Mata Atlântica - Florestas estacionais semideciduais. Hoje possui apenas 4% da cobertura original. Possui climas temperados úmidos no extremo sul e tropical úmido e semi-árido no nordeste. Tem áreas de floresta densa e campos rupestres, além de florestas de Araucárias.

Mata dos Cocais - Composta de florestas tropicais e amazonenses secundários, a vegetação da Mata dos Cocais possui também uma grande área provinda de um reflorestamento, uma floresta reconstituída pós-desmatamento, composta de babaçu, carnaúba, oiticica e buriti.

Pantanal – É a maior planície de inundação contínua do planeta, coberta por vegetação predominantemente aberta. Este ecossistema é formado por terrenos em grande parte arenosos, com microrelevos e regimes de inundação.

Pampas – Apresentam clima temperado no extremo sul do país. Região com terrenos planos, planaltos gaúchos e coxilhas de relevo suave-ondulado. Há ainda áreas de florestas estacionais e de campos de cobertura gramíneo-lenhosa.

Ecossistemas costeiros e insulares - Estão associados à Mata Atlântica devido a sua proximidade. Nos solos arenosos dos cordões litorâneos e dunas, desenvolvem-se as restingas. Também apresentam os manguezais e os campos salinos.

Comentários

Sugestões de Artigos

Ecossistemas Brasileiros
Ecossistemas Brasileiros

Os ecossistemas podem ser estudadas de modo difere...

Mangá
Mangá

Trata-se de histórias em quadrinhos com ilustraçõe...

Presença Portuguesa na África
Presença Portuguesa na África

Os portugueses colocaram em prática uma verdadeira...

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma cidade localizada na costa ...

A crise do absolutismo inglês
A crise do absolutismo inglês

Essa crise foi resultado das transformações sociai...

Origem das Olimpíadas
Origem das Olimpíadas

As Olimpíadas tiveram origem na Grécia antiga como...

Vírus e Bactérias
Vírus e Bactérias

As bactérias podem podem causar doenças como Pneum...

Versos
Versos

Cada linha que forma um poema é chamada de verso....

Estados do Brasil
Estados do Brasil

O Brasil é formado por 26 Estados e 1 Distrito Fed...

A ciência no século XIX
A ciência no século XIX

Muitas descobertas e avanços foram registrados no ...

Sociologia no Brasil
Sociologia no Brasil

A sociologia no Brasil começou com o chamado “perí...

Visão Humana
Visão Humana

Os elementos que formam o órgão se encontram no gl...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |