Efeito Estufa

A Terra fica com 65% de radiação retida em sua atmosfera.

O Efeito Estufa é o processo natural que a Terra tem para manter sua temperatura constante. No entanto, a poluição e outras ações humanas fazem com que o planeta esquente mais do que o esperado.
Cerca de 35% da radiação que recebemos na Terra é refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos no planeta. Isto acontece principalmente em razão dos raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera. Estes gases retêm a radiação na Terra e fazem com que o planeta esquente.

Nos últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente devido à utilização de petróleo, gás e carvão e à destruição das florestas tropicais.
Estes gases, quando na atmosfera, contribuem para o Efeito Estufa que causará um aumento da temperatura global estimado entre 2 e 6 ºC nos próximos 100 anos.

Este super aquecimento do planeta também influencia o nível do mar. A estimativa é que as águas aumentem em até 30 cm, o que pode interferir na vida de milhões de pessoas que vivem em áreas costeiras mais baixas.

Veja Também

Guerra do Golfo: disputa pelo controle do petróleo no Oriente Médio

Principais placas tectônicas

Biomassa

Xisto Betuminoso

Camadas da atmosfera

Flora do Cerrado