Eletroquímica

A Eletroquímica é a área da química que estuda as reações que produzem corrente elétrica.

A eletroquímica é o estudo das reações químicas que produzem correntes elétricas.

A Eletroquímica é a área da química que estuda as reações que produzem corrente elétrica. Nesses casos, as reações observadas são aquelas que se dão por meio de processos de oxidação e redução ou as que ocorrem pelo fornecimento direto de corrente elétrica, a chamada eletrólise.

Nesses tipos de reações acontecem trocas de elétrons entre os átomos e os íons. A eletroquímica pode ser notada no dia-a-dia de qualquer pessoa, principalmente no uso de pilhas e baterias de aparelhos eletrônicos. Nessas situações, ocorre a transformação de energia química em energia elétrica.

A eletroquímica engloba todos os processos químicos em que acontecem a transferência de elétrons. No caso das pilhas e baterias, os processos químicos se dão espontaneamente e geram corrente elétrica. Já no caso da eletrólise, acontece um processo químico de forma não espontânea, na presença de uma corrente elétrica.

A eletroquímica existe desde 1836, quando John Frederick Daniell construiu uma pilha com eletrodos de cobre e zinco.

Assim, podemos definir a eletroquímica como sendo a área que trata da relação entre correntes elétricas e reações químicas, e da transformação de energia química em energia elétrica, e vice-versa. Também podemos dizer que a eletroquímica é o estudo das reações químicas que produzem efeitos elétricos.

Veja Também

Hidrocarbonetos

Ouro

Platina

Macromoléculas

Ácido Nítrico

Absorção