Embriologia

Na Biologia a Embriologia estuda o desenvolvimento dos embriões de animais vertebrados e invertebrados.

Embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões de animais invertebrados e vertebrados, analisando todos os seus aspectos e níveis evolutivos.

A embriologia considera o desenvolvimento do embrião desde a fecundação até a multiplicação das células, o crescimento e a origem da vida.

Esse processo começa quando ocorre o encontro do gameta masculino (espermatozóide) com o feminino (óvulo), resultando na formação do zigoto.

A embriologia considera todas as etapas da fecundação e do desenvolvimento embrionário, avaliando conceitos como: etapas de segmentação, estágio de blástula, mórula, gastrulação, entre outros...

Esse ramo da biologia se dedica exclusivamente ao estudo do desenvolvimento do ovo, desde a fecundação até a forma adulta, e também dos sistemas animais.

Essa área faz parte da biologia do desenvolvimento, que passa pela relação sexual, pela geração do zigoto, pela mórula, a blástula e a gástrula.

Nos seres humanos, uma ejaculação do homem produz em média 90000 milhões de espermatozóides, sendo que 15% deles têm chances de fecundar o óvulo feminino.

Veja Também


Vírus e Bactérias

Gametogênese

O que é Neoplasia Benigna e Maligna?

História da Medicina

Digestão

Anomalias genéticas humanas