Click EstudanteAtualidadesEnem: Exame Nacional do Ensino Médio

Enem: Exame Nacional do Ensino Médio

Autor: Click Estudante

Lido: 635 vezes

Enem: Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo de se tornar uma avaliação que julga o desempenho dos estudantes ao longo do Ensino Médio. Em 2009 o Enem passou a selecionar candidatos de todo o país para ingressarem em instituições de Ensino Superior.

Neste ano, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos, uma mudança em relação aos exames anteriores. Esta decisão foi obtida a partir de consulta pública, na qual mais de 60% dos votantes fizeram esta opção. Uma outra alteração foi na ordem das provas: no primeiro de provas o estudante terá 5h30 para finalizar sua prova, resolvendo questões nas áreas de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. No segundo dia serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4h30 de duração.

A mudança do exame para domingo normaliza a prova para os sabatistas, que tradicionalmente tinham de esperar até as 19h do sábado para iniciar a prova. De acordo com o Ministério da Educação (MEC) os 76 mil candidatos sabatistas que fizeram a prova em 2016 geraram um gasto de cerca de R$ 646 mil.

O Enem 2017 não servirá mais para certificar o Ensino Médio, como vinha sendo realizado em anos anteriores. Esta função voltou a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Uma outra novidade nas provas do Enem 2017 são as personalizações das provas. Por questão de seguranças as provas passarão a ser entregues com nome e número de inscrição impressos na capa, juntamente com os cartões de resposta encartados.

O resultado individual do Enem 2017 será publicado no dia 19 de janeiro de 2018. De acordo com o MEC, o resultado do Enem por escola, que divulgava as médias das notas dos estudantes separados por escola, não será mais divulgado. Isso evita comparações e propagandas de escolas e cursinhos em função da nota obtida no exame.

A nota obtida pelo candidato no Enem poderá ser utilizada como forma de acesso a universidades federais, que usam a prova como seu processo seletivo. A seleção é feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que tem suas inscrições normalmente duas vezes ao ano, sendo a primeira logo após a divulgação das notas do exame.

Uma outra forma de utilizar as notas do exame são por meio do ProUni, Programa Universidade para Todos, medida criada pelo governo para oferecer bolsas de estudo para estudantes de baixa renda que estiverem ingressando em uma instituição privada. Uma alternativa para ingresso em instituições particulares é utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), iniciativa do governo federal que concede aos estudantes um valor de crédito para realização do curso superior.

Comentários

Sugestões de Artigos

Enem: Exame Nacional do Ensino Médio
Enem: Exame Nacional do Ensino Médio

O Enem 2017 não servirá mais para certificar o Ens...

A Importância da Bacia Amazônica
A Importância da Bacia Amazônica

O que preocupa em questão de segurança e preservaç...

Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci

Nascido em 1452 no vilarejo de Vinci, próximo à ci...

Arquitetura Brasileira
Arquitetura Brasileira

O Brasil hoje é reconhecido internacionalmente por...

Coreia do Norte vs Coreia do Sul
Coreia do Norte vs Coreia do Sul

A rivalidade tem como um dos motivos as diferenças...

O que é Luz Policromática e Monocromática?
O que é Luz Policromática e Monocromátic

Os exemplos das luzes policromáticas são: a luz do...

UFAL - Universidade Federal de Alagoas
UFAL - Universidade Federal de Alagoas

A UFAL – Universidade Federal de Alagoas foi funda...

O que é DNA?
O que é DNA?

A famosa estrutura de dupla hélice no DNA foi desc...

Cinemática
Cinemática

Na física, estudamos todos os aspectos que envolve...

Salvador Dali
Salvador Dali

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, f...

O começo da industrialização do Brasil
O começo da industrialização do Brasil

Durante o Brasil Colônia o país não teve nenhum av...

O que foi a revolução industrial?
O que foi a revolução industrial?

O crescimento populacional pode ter ocasionado pa...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |