Energia geotérmica

A energia geotérmica é aquela que vem da própria Terra.

O interior do planeta Terra guarda um enorme potencial energético das águas geotérmicas.

A energia geotérmica é aquela que vem da própria Terra. A palavra "geotérmica" deriva do grego, onde geo significa terra, e therme significa calor.

Dessa forma, temos que a energia geotérmica é o calor terrestre, que fica no interior do planeta. É possível empregar a energia geotérmica a favor do homem, causando pouco impacto para o meio ambiente.

Conheça mais fontes de energias renobáveis

O calor geotérmico está concentrado, principalmente, no núcleo de terra. Esse calor flui naturalmente para a parte externa do planeta.

Quando a temperatura e a pressão no núcleo da Terra ficam muito altas, o magma do centro do planeta sobe em direção à crosta da Terra. Esse processo resultada no transporte do calor.

O movimento esquenta as águas que ficam no interior da Terra, num processo chamado de reservatório geotérmico de água quente natural. A água geotérmica que fluiu para a superfície da Terra recebe o nome de termas.

Atualmente, o homem utiliza essas águas quentes para aquecer residências em diversos países. Um exemplo disso acontece na França, onde desde 1960, as águas termais são empregadas para levar aquecimento a mais de 200 mil casas.

A principal técnica utilizada para a exploração dessas águas quentes é a perfuração de poços nos reservatórios geotérmicos. Assim, a água quente e o vapor das profundezas do planeta são usados para gerar a eletricidade nas chamadas centrais geotérmicas.

Nesse processo, o vapor, o calor ou a água quente dos reservatórios geotérmicos garantem a energia para mover os geradores das turbinas que produzem a energia elétrica.

Acredita-se que seja possível gerar milhares de megawatts de energia a partir de centrais geotérmicas, mas ainda são necessários muitos estudos para que possamos realmente explorar todo o potencial energético escondido no interior do planeta Terra.

Veja Também


Surgimento da bomba atômica

Raios Cósmicos

Energia Cinética

Hidrostática

Carbono 14

Elétron