Click EstudanteAtualidadesEspionagem americana

Espionagem americana

Autor: Click Estudante

Lido: 7300 vezes

Espionagem americana

Em maio de 2013, um escândalo de espionagem internacional envolvendo os Estados Unidos abalou as relações diplomáticas do mundo. Entenda o caso!

Em 2013, um grande escândalo veio à mídia envolvendo o governo dos Estados Unidos. Edward Snowden, um norte-americano de 29 anos, vazou importantes informações sobre o programa de espionagem americano. Snowden trabalhou como técnico da CIA e estava ligado à inteligência americana por meio da NSA – a Agência Nacional de Inteligência.

O jornal The Guardian foi o primeiro a divulgar as informações sobre a espionagem americana. O veículo de comunicação publicou documentos que comprovavam que o governo dos Estados Unidos estava espionando cidadãos de todo o mundo. A informação causou um grande desconforto para o governo norte-americano.

Muitos países repudiaram o programa de espionagem dos Estados Unidos e afirmaram que esse tipo de ação é uma grande ameaça à soberania dos países.

Os documentos secretos indicaram que a NSA tinha acesso a gravações telefônicas e aos dados da internet de cidadãos de dentro e de fora dos Estados Unidos. O programa de espionagem eletrônica teria um centro de escutas na Grã-Bretanha.

As informações foram divulgadas pelo jornalista Glenn Greenwald, que vive no Rio de Janeiro. O escândalo veio à tona em maio de 2013, por matéria do jornal The Guardian. Segundo a apuração do jornalista, a NSA monitora milhões de registros telefônicos.

No mês de julho de 2013, o Brasil foi envolvido no esquema de espionagem. Segundo matéria publicada no jornal O Globo, milhões de telefones e e-mails de brasileiros teriam sido monitorados, a partir de uma base de espionagem por satélite localizada em Brasília.

Em agosto, uma matéria do Fantástico revelou a existência de uma rede de espionagem montada pelos Estados Unidos para monitorar o conteúdo de telefonemas, e-mails e mensagens de celular da presidente Dilma Rousseff e de assessores do governo brasileiro. Esse esquema teria o objetivo de garantir informações relevantes para que os Estados Unidos conseguissem vantagens em negociações de comércio internacional.

Nos documentos norte-americanos, o Brasil é colocado numa lista de países que aparecem como dúvida para o governo americano. Nessa lista, o Brasil pode ser amigo, inimigo ou um problema para os Estados Unidos.

Essas informações também foram repassadas ao jornalista britânico Glenn Greenwald por Edward Snowden. O governo brasileiro reagiu às notícias e informou que iria exigir uma explicação dos Estados Unidos para o caso.

O escândalo do programa de espionagem norte-americano levou o ex-técnico da NSA, Edward Snowden, a pedir asilo na Rússia, onde está vivendo atualmente.

Comentários

Sugestões de Artigos

Espionagem americana
Espionagem americana

Em 2013, um grande escândalo veio à mídia envolven...

Maioridade Penal
Maioridade Penal

Em 2013, muitos protestos e manifestações tomaram ...

Benito Mussolini
Benito Mussolini

Político italiano e líder do partido Fascista, fun...

Cortina de Ferro
Cortina de Ferro

A Cortina de Ferro, estavam sobre o regime comunis...

Sistema muscular
Sistema muscular

Trata-se de tecidos formados de fibras e células, ...

Poluição da água
Poluição da água

A poluição da água é um problema que afeta as prin...

História do Cangaço
História do Cangaço

Cangaço foi um movimento armado que se iniciou no ...

Como Acontece o Tsunami
Como Acontece o Tsunami

O tsunami é uma onda gerada por distúrbios sísmico...

Força de Lorentz
Força de Lorentz

As cargas elétricas, ao se movimentarem, sofrem a ...

Xisto Betuminoso
Xisto Betuminoso

O nome é um pouco estranho, mas o xisto betuminoso...

Crime organizado
Crime organizado

Esse tipo de organização criminosa demonstra efici...

Irã e a Bomba Nuclear
Irã e a Bomba Nuclear

Informações dão conta de que o país poderá produz...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |