Click EstudanteAtualidadesEspionagem americana

Espionagem americana

Autor: Click Estudante

Lido: 6990 vezes

Espionagem americana

Em maio de 2013, um escândalo de espionagem internacional envolvendo os Estados Unidos abalou as relações diplomáticas do mundo. Entenda o caso!

Em 2013, um grande escândalo veio à mídia envolvendo o governo dos Estados Unidos. Edward Snowden, um norte-americano de 29 anos, vazou importantes informações sobre o programa de espionagem americano. Snowden trabalhou como técnico da CIA e estava ligado à inteligência americana por meio da NSA – a Agência Nacional de Inteligência.

O jornal The Guardian foi o primeiro a divulgar as informações sobre a espionagem americana. O veículo de comunicação publicou documentos que comprovavam que o governo dos Estados Unidos estava espionando cidadãos de todo o mundo. A informação causou um grande desconforto para o governo norte-americano.

Muitos países repudiaram o programa de espionagem dos Estados Unidos e afirmaram que esse tipo de ação é uma grande ameaça à soberania dos países.

Os documentos secretos indicaram que a NSA tinha acesso a gravações telefônicas e aos dados da internet de cidadãos de dentro e de fora dos Estados Unidos. O programa de espionagem eletrônica teria um centro de escutas na Grã-Bretanha.

As informações foram divulgadas pelo jornalista Glenn Greenwald, que vive no Rio de Janeiro. O escândalo veio à tona em maio de 2013, por matéria do jornal The Guardian. Segundo a apuração do jornalista, a NSA monitora milhões de registros telefônicos.

No mês de julho de 2013, o Brasil foi envolvido no esquema de espionagem. Segundo matéria publicada no jornal O Globo, milhões de telefones e e-mails de brasileiros teriam sido monitorados, a partir de uma base de espionagem por satélite localizada em Brasília.

Em agosto, uma matéria do Fantástico revelou a existência de uma rede de espionagem montada pelos Estados Unidos para monitorar o conteúdo de telefonemas, e-mails e mensagens de celular da presidente Dilma Rousseff e de assessores do governo brasileiro. Esse esquema teria o objetivo de garantir informações relevantes para que os Estados Unidos conseguissem vantagens em negociações de comércio internacional.

Nos documentos norte-americanos, o Brasil é colocado numa lista de países que aparecem como dúvida para o governo americano. Nessa lista, o Brasil pode ser amigo, inimigo ou um problema para os Estados Unidos.

Essas informações também foram repassadas ao jornalista britânico Glenn Greenwald por Edward Snowden. O governo brasileiro reagiu às notícias e informou que iria exigir uma explicação dos Estados Unidos para o caso.

O escândalo do programa de espionagem norte-americano levou o ex-técnico da NSA, Edward Snowden, a pedir asilo na Rússia, onde está vivendo atualmente.

Comentários

Sugestões de Artigos

Espionagem americana
Espionagem americana

Em 2013, um grande escândalo veio à mídia envolven...

Eike Batista
Eike Batista

Eike Fuhrken Batista é um empresário brasileiro qu...

Tragédia em Santa Maria
Tragédia em Santa Maria

No dia 27 de janeiro de 2013, um domingo aparentem...

Civilização Harapense
Civilização Harapense

Na civilização Harapense viviam entre 40 mil e 80 ...

Coisas para você não fazer no começo da faculdade
Coisas para você não fazer no começo da

Como vai ser seu comportamento no inicio das aulas...

Células-tronco embrionárias
Células-tronco embrionárias

Células-tronco embrionárias são aquelas que podem ...

Origem do Homem
Origem do Homem

O homem teria evoluído a partir do hominidae ou ho...

Brasil e os Direitos Humanos
Brasil e os Direitos Humanos

Hoje, várias ações visam promover e defender os di...

Trabalho infantil
Trabalho infantil

O trabalho infantil é crime, mas é a triste realid...

Principais assuntos escolares de 2014
Principais assuntos escolares de 2014

Os estudantes terão muitos assuntos em pauta para ...

Bombardeio de Salvador de 1912
Bombardeio de Salvador de 1912

O cenário era de completa desunião, sendo que mesm...

Acidente de Chernobyl
Acidente de Chernobyl

O acidente de Chernobyl aconteceu 1986 em uma usin...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |