Etanol e Biodiesel

O etanol e os biocombustíveis podem ser usados em veículos integralmente ou misturados com combustíveis fósseis.

O surgimento de novas tecnologias causou uma mudança na matriz energética do mundo. A possível escassez de petróleo fez com que o mundo começasse a pensar em outras formas de combustíveis.

O etanol e o biodiesel surgiram nesse contexto no Brasil. Muitos apontam esses combustíveis como ambientalmente sustentáveis por serem menos poluentes. No entanto, há um risco na produção desse tipo de produto.

A produção do etanol a base de cana-de-açúcar tem criado imensos canaviais no Brasil sobre áreas onde se cultivavam gêneros alimentícios. Isso, além de colocar em risco a integridade de importantes biomas, como a Amazônia, o Pantanal e a Caatinga, pode diminuir a produção de alimentos.

Mas também é preciso ressaltar as qualidades dos biocombustíveis fabricados a partir de vegetais, tais como, milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu e cânhamo. Eles podem ser usados em veículos integralmente ou misturados com combustíveis fósseis.

A principal vantagem é a redução significativa da emissão de gases poluentes. Além disso, esta é uma fonte de energia renovável ao contrário dos combustíveis fósseis.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Renúncia do Papa Bento XVI

Futuro da saúde do Brasil

Quem era Bin Laden?

Gripe H1N1

O papel do Brasil no mundo

Manifestações pelo brasil