Etanol e Biodiesel

O etanol e os biocombustíveis podem ser usados em veículos integralmente ou misturados com combustíveis fósseis.

O surgimento de novas tecnologias causou uma mudança na matriz energética do mundo. A possível escassez de petróleo fez com que o mundo começasse a pensar em outras formas de combustíveis.

O etanol e o biodiesel surgiram nesse contexto no Brasil. Muitos apontam esses combustíveis como ambientalmente sustentáveis por serem menos poluentes. No entanto, há um risco na produção desse tipo de produto.

A produção do etanol a base de cana-de-açúcar tem criado imensos canaviais no Brasil sobre áreas onde se cultivavam gêneros alimentícios. Isso, além de colocar em risco a integridade de importantes biomas, como a Amazônia, o Pantanal e a Caatinga, pode diminuir a produção de alimentos.

Mas também é preciso ressaltar as qualidades dos biocombustíveis fabricados a partir de vegetais, tais como, milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu e cânhamo. Eles podem ser usados em veículos integralmente ou misturados com combustíveis fósseis.

A principal vantagem é a redução significativa da emissão de gases poluentes. Além disso, esta é uma fonte de energia renovável ao contrário dos combustíveis fósseis.

Veja Também


Importação de médicos para o Brasil

Chikungunya

Aquecimento Global

Ex alunos famosos da USP

Operação Lava Jato

Fundo de Financiamento Estudantil