Etiqueta social

As regras de etiqueta social pregam que o seu espaço termina quando o do outro começa.

A etiqueta social engloba regras de comportamento que reforçam a educação, a cortesia e a elegância.

Nos relacionamentos interpessoais do dia-a-dia é preciso colocar em prática posturas adequadas de comportamento que favoreçam a educação, a cortesia e a elegância. Esse padrão de comportamento pode ser influenciado pela etiqueta social, o conjunto de regras que ensinam atitudes educadas, boas maneiras, costumes, modos de falar e se portar à mesa.

As regras de etiqueta social pregam que o seu espaço termina quando o do outro começa. Essas regras podem ser empregadas em ambientes especiais, como festas de casamento, aniversários e eventos empresariais, bem como no ambiente de trabalho.

Existem manuais de etiqueta que apontam práticas, convenções e regras. Esses ensinamentos dependem da cultura, da classe social e do conhecimento das pessoas.

Essas regras comportamentais são direcionadas às relações sociais e ao cotidiano de uma sociedade ou classe social. De uma maneira geral, as principais regras da etiqueta social englobam preocupações com vestimentas, linguagem verbal e linguagem não verbal.

Veja Também

Teoria da Burocracia

Carteira de Trabalho

Ascensão social

Democracia

Bullying

Quem são os Judeus?