Explicação - Choque quando tocamos em outra pessoa

Às vezes, quando tocamos uma outra pessoa sentimos uma sensação semelhante a um choque.

O corpo humano é condutor de eletricidade e por isso pode transferir descargas elétricas. Saiba mais!

Às vezes, quando tocamos uma outra pessoa sentimos uma sensação semelhante a um choque. Isso acontece porque o corpo humano pode acumular cargas estáticas.

Quando corpos apresentam um desequilíbrio da neutralidade e passam a contar com uma quantidade de cargas positivas e negativas, eles podem gerar o movimento ordenado de cargas elétricas. Em algumas situações ocorre a passagem da corrente elétrica de um condutor para outro, resultando no choque elétrico.

O acúmulo de cargas estáticas num corpo é provocado por um processo de eletrização por atrito. Isso acontece mais em dias secos. Os choques sempre acontecem quando há o contato entre corpos que estejam carregados por cargas de sinal oposto ou neutras.

Assim, sentiremos um choque ao tocar outra pessoa quando ocorre o movimento de cargas elétricas de um corpo para outro. Isso acontece porque nosso corpo é condutor de eletricidade.

Esse tipo de choque, que resulta da transferência de descarga elétrica, tem curta duração e dificilmente acontece em dias úmidos.

Veja Também

Explicação – Choque quando tocamos em outra pessoa

Energia geotérmica

Refração da Luz

Raios Ultravioleta

Força de Lorentz

Elétron