Faculdade pública ou particular

A principal vantagem de uma faculdade pública é a gratuidade.

Notoriamente entrar em faculdade particular é muito mais simples que entrar em uma faculdade pública no Brasil.

Para quem não conseguiu tirar uma boa nota do ENEM ou não consegue se inscrever em nenhum programa de bolsas ou do governo, será que existe alguma diferença em qualidade de ensino, entre universidade pública ou particular?

Vantagens faculdade pública


A principal vantagem de uma faculdade pública é a gratuidade, quer dizer, o governo custeia os estudos com dinheiro dos impostos. Outra vantagem de faculdade pública é, se imaginarmos que os professores são concursados e que significa que ele irá ficar durante toda sua formação, é um diferencial, pois as aulas poderiam ser planejadas ao longo prazo e o convívio com os mesmos professores facilita sua formação.

Vantagens faculdade particular


Na faculdade particular a principal vantagem é a facilidade para entrar e maioria das vezes a estrutura do prédio é bem melhores, outro diferencial, é que os professores ganham mais em escolas particulares do que publicas, portanto os professores estão mais entusiasmados para ensinar os alunos. Por outro lado a dificuldade para pagamento das parcelas normalmente surgem ainda no primeiro ano de curso, uma dica que pode salvar a vida do aluno, é pegar um empréstimo sem taxa para dar uma aliviada no orçamento e poder seguir pagando a faculdade em dia.

No geral o grau de ensino é o mesmo, mas no mercado de trabalho que foi formado em universidade pública tem vantagens, se compararmos com os formados em universidades particulares.

Veja Também

Como passar no concurso público?

UFES – Universidade Federal do Espírito Santo

UFAC – Universidade Federal do Acre

UFMA – Universidade Federal do Maranhão

FIES Resultado

Melhores faculdades de engenharia civil do Brasil

UFC – Universidade Federal do Ceará