Fases do Capitalismo

O atual sistema econômico e político do mundo, o capitalismo, passou por algumas fases até se consolidar.

O capitalismo passou por três diferentes fases até se consolidar.

O atual sistema econômico e político do mundo, o capitalismo, passou por algumas fases até se consolidar. O sistema capitalista tem como base a industrialização, a circulação do capital, o lucro e as diferenças de classe.

Com o tempo, o capitalismo resultou no total controle dos sistemas de produção, e isso fez com que fosse necessário estabelecer um mercado consumidor.

As fases do capitalismo mostram a evolução das relações comerciais e de classes. Vamos conhecer um pouco sobre as três principais fases do capitalismo:

1ª – Capitalismo Comercial: aconteceu do século XV ao século XVIII. Essa primeira fase teve ênfase nas relações comerciais estabelecidas pelas trocas, ou mercantilismo. O lucro era obtido nas negociações de especiarias e metais preciosos. A primeira fase do capitalismo também foi marcada pelas grandes navegações.

2ª – Capitalismo Industrial: aconteceu do século XIX até meados do século XX. Foi marcada pela Revolução Industrial e o aumento da capacidade produtiva. Nessa fase do capitalismo consolidou as chamadas potências industriais. A concentração de renda passou a ser ainda mais evidente, e o lucro e a produção cresciam exponencialmente, enquanto os salários do proletariado ficavam cada vez mais precarizados.

3ª - Capitalismo Financeiro: aconteceu a partir da segunda metade do século XX. Essa fase foi marcada pelo fortalecimento das instituições bancárias e pela grande movimentação do capital. Surgem as ações, os investimentos externos e os juros. O mercado econômico se torna mais agressivo e variável.

Veja Também

A segunda guerra mundial

A ciência no século XIX

Ingleses na América

Guerra do Paraguai

Imigração Brasileira

Consequências da primeira guerra mundial