Fobia Escolar

A fobia escolar é considerada um transtorno de ansiedade. Conheça as causas do problema!

A fobia escolar é considerada um transtorno de ansiedade. Conheça as causas do problema!

A fobia escolar é um tipo de medo desenvolvido por estudantes. O problema é caracterizado pelo pânico de ir à escola.

Os primeiros sintomas da fobia são falta de ânimo e falta de interesse pelos assuntos relacionados ao ambiente escolar. As crianças com esse problema, geralmente, buscam desculpas para faltar às aulas, e podem até apresentar sintomas físicos, como mal-estar, vômitos, dor de cabeça, dor de estômago, náuseas e tonturas.

Os estudantes com fobia escolar estão sempre afastados dos colegas, se sentem deslocados na sala de aula e podem suar frio. A fobia escolar é considerada um transtorno de ansiedade e deve ser tratada.

Esse tipo de medo pode gerar uma intensa sensação de angústia e isolamento. As crianças com esse problema precisam do apoio dos pais e dos profissionais da escola, além de um acompanhamento psicológico.

Os fatores que podem levar ao surgimento da fobia incluem insegurança, traumas familiares ou sociais, bullying, mau desempenho na escola, separação dos pais, estresse, entre outras causas.

É importante que o problema seja tratado com ajuda psicológica e orientação dos educadores. Uma terapia utilizada nesse tipo de problema é a TCC – Terapia Cognitivo Comportamental.

Veja Também


Fobia Escolar

Etiqueta social

Bullying

Quem são os Judeus?

Democracia

Conservadorismo