Fogo em gravidade zero

É possível ter fogo em condições de gravidade zero?

O fogo em gravidade zero apresenta uma chama azul e um formato esférico. Saiba mais!

É possível ter fogo em condições de gravidade zero? A resposta é sim! Mas esse fogo tem algumas características diferentes do fogo ao qual estamos acostumados na Terra.

Em condições de gravidade zero, a chama do fogo é azul e se apresenta num formato esférico. Na Terra, onde estamos sujeitos à gravidade, os gases de qualquer chama são mais quentes e menos densos do que o ar ao redor. Por isso, a chama se move para cima, onde há menos pressão.

Já num ambiente de microgravidade, os gases se espalham uniformemente em todas as direções, formando uma chama esférica. Em naves espaciais, quando acontece alguma situação de incêndio o problema geralmente está associado ao superaquecimento das instalações elétricas. Nesses casos, a chama se acende com facilidade, mas acaba não se expandindo pela falta da força gravitacional.

Isso acontece porque quando não há força gravitacional, o ar aquecido pela chama não se expande, e sem pressão, o fogo acaba permanecendo onde está. Isso significa que, num ambiente sem gravidade, não existe força para puxar os gases mais densos para baixo e deixar os gases mais leves subirem. Dessa forma, o oxigênio e o gás carbônico se espalham uniformemente em todas as direções.

A combustão em gravidade zero é considerada, portanto, homogênea e localizada ao redor de um pavio com uma chama redonda.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Qual a diferença da gasolina aditivada?

Energia Elétrica

Descoberta do Nêutron

Carbono 14

Lei de Coulomb

Hidrodinâmica