Fórmula de Bhaskara

Fórmula de Bhaskara

Nós sabemos que muita gente possui ao menos um ódio em comum durante a sua vida escolar e acadêmica, a tão temida matemática, por conta de sua dimensão e nível de dificuldade. Mas como usamos números todos os dias, não podemos negar que o uso da matéria escolar mais odiada é tão necessário. Nela encontramos algumas fórmulas que ficam durante nossa vida toda guardadas na cabeça, ou não, uma delas é a fórmula de Bhaskara.

A fórmula de Bhaskara, ganhou esse nome para homenagear o grande matemático, astrólogo e astrônomo indiano de Vijayapura, Bhaskara Akaria, também conhecido como Bhaskaracharya. Ele foi um dos mais importantes matemáticos de todos os tempos, pois além de ser um estudioso ele completou obras de outros matemáticos e lançou livros sobre o tema.

A fórmula de Bhaskara, foi feita para determinar as raízes de uma equação quadrática. Essa fórmula tem grande importância pois nos ajuda na resolução dos problemas que envolvem equações que aparecem não só na matemática como na física também.

Equações de 2° grau incompletas podem ser resolvidas sem dificuldade utilizando apenas a raiz quadrada, mas para as completas só podemos resolver com a fórmula de Bhaskara. Confira a fórmula abaixo:

Veja como os matemáticos conseguiram chegar a essa fórmula:

ax2 + bx + c = 0

com a diferente de zero;

Multiplicando ambos os membros por 4a:
4a2x2 + 4abx + 4ac = 0; 

Somando b2 em ambos os membros: 
4a2x2 + 4abx + 4ac + b2 = b2;

Reagrupando:
4a2x2 + 4abx + b2 = b2 – 4ac

O primeiro membro é um trinômio quadrado perfeito (2ax + b) 2 = b2 – 4ac

Tirando a raiz quadrada dos dois membros e colocando a possibilidade de uma raiz negativa e uma positiva ()

: (2ax + b)= 

Isolando a incógnita x

2ax = -b 

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *