Click EstudanteAtualidadesFuturo da educação do Brasil

Futuro da educação do Brasil

Autor: Click Estudante

Lido: 5327 vezes

Futuro da educação do Brasil

O Brasil precisa focar a educação como o caminho para o desenvolvimento. O país foi classificado entre as piores posições pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos e, atualmente, apresenta problemas como: ingresso tardio na escola, repetência, professores mal remunerados e mal preparados, e infraestrutura inadequada para o ensino.

Diante dessa realidade, o governo brasileiro enfrenta um constante desafio no trabalho de melhorar os níveis educacionais dos brasileiros e a qualidade da rede pública de ensino. O Brasil tem despontado como uma das economias mais fortes e sólidas do mundo, mas apresenta problemas crônicos na educação, o que futuramente pode prejudicar o país na manutenção do ritmo de crescimento econômico. Um país desenvolvido exige uma população bem preparada, uma educação forte e a formação de profissionais de ponta, que possam suprir as demandas do mercado de trabalho interno.

Nesse contexto, o futuro do Brasil depende sim da educação. Ampliar os investimentos em educação, facilitar o acesso ao ensino superior e qualificar a mão de obra são as principais ações que devem ser adotadas para melhorar o futuro da educação no Brasil.

Hoje, aproximadamente 14 milhões de brasileiros não sabem ler nem escrever. Diante de um dado como este, vemos a importância de colocar em prática políticas públicas que sejam capazes de reverter esse quadro.

Segundo dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil apenas 8% da população tem ensino superior completo. Para mudar essa realidade, o governo tem apostado em programas de inclusão dos jovens ao ensino superior gratuito, em programas de financiamento estudantil, na qualificação dos professores e na ampliação da oferta de vagas nas Instituições Federais de Educação Tecnológica.

No Plano Nacional de Educação (PNE), o governo aponta metas e estratégias para o avanço da educação brasileira até 2020. O objetivo é investir principalmente na qualidade da educação e na valorização dos professores.

De 2005 a 2010, os gastos do governo com educação passaram de 3,9% para 5,4% do PIB. A expectativa é que o índice chegue a 7,0% do PIB em 2014.

Comentários

Sugestões de Artigos

Futuro da educação do Brasil
Futuro da educação do Brasil

O Brasil precisa focar a educação como o caminho p...

Rima
Rima

Rima é ultilizado nas contruções literárias, como ...

Corrupção
Corrupção

Nesse contexto temos os corrompidos e os corruptor...

Bioelementos
Bioelementos

Veja o que são os bioelementos e suas funções....

Trabalho infantil
Trabalho infantil

O trabalho infantil é crime, mas é a triste realid...

Aproximação do Irã com Ocidente em 2013
Aproximação do Irã com Ocidente em 2013

Nos últimos meses o mundo tem assistido com espera...

Resultado dos protestos pelo Brasil
Resultado dos protestos pelo Brasil

Em junho de 2013 milhares de pessoas foram às ruas...

Peste Negra
Peste Negra

Pobres, judeus, leprosos e estrangeiros eram acusa...

Planeta Vênus
Planeta Vênus

Ele pode, inclusive, ficar visível a olho nu, semp...

Imperialismo
Imperialismo

Imperialismo foi um movimento político que vigorou...

Paralelismo
Paralelismo

Essa figura de estilo é constituída da repetição s...

Astecas
Astecas

Os astecas falavam o idioma náuatle e se organizav...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |