Você está aqui: Click Estudante » Atualidades » Futuro da saúde do Brasil

Futuro da saúde do Brasil

Por Click Estudante - Publicado em 28/08/2012

O futuro da saúde no Brasil depende de ações que ampliem o Sistema Único de Saúde (SUS), melhorando a qualidade dos serviços prestados e garantindo mais especialidades, procedimentos e a oferta de um atendimento rápido e eficaz em todo o país.

A saúde pública é um dos principais desafios de qualquer governo e, no Brasil, existe um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, mas que ainda encontra dificuldades e apresenta uma série de deficiências. Hoje, o SUS realiza desde o atendimento ambulatorial simples até o transplante de órgãos, com a bandeira de promover um acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Mas, na prática, sabemos que o sistema está longe de ser perfeito.

O SUS foi criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para oferecer consultas, exames e internações gratuitas a todos os brasileiros. Hoje, estamos num momento decisivo para pensar o tipo de saúde pública que queremos para o Brasil no futuro e para reformular nosso sistema de saúde, resolvendo os principais gargalos existentes.

Especialistas de saúde afirmam que o Brasil precisa de um sistema que atenda ao interesse coletivo e respeite a vontade individual de cada cidadão. Além disso, é preciso que a universalização da saúde seja verdadeiramente uma realidade no país.

O governo deve iniciar um planejamento para o sistema de saúde no Brasil que incentive as parcerias público-privadas, a qualidade do atendimento e que remunere bem os médicos. Também é preciso se preparar para cuidar de uma população que se torna mais velha a cada dia.

Os idosos já equivalem a uma parcela grande da população brasileira e, por isso, o governo deve estar consciente dessa realidade para começar a promover hoje as ações que vão garantir o cuidado com esses cidadãos no futuro.

O SUS vive uma crise e são necessárias respostas efetivas para melhorar a saúde e o bem estar dos brasileiros. A saúde no Brasil precisa de orçamentos suficientes, valorização dos profissionais, parcerias e fiscalização dos planos de saúde privados.

Hoje, o país enfrenta problemas na saúde por causa de uma falta de integração de políticas de assistência à saúde e deficiências na assistência primária. Para garantir a saúde do futuro no Brasil é preciso sanar a falta de recursos, o desaparelhamento da rede hospitalar e à ausência de políticas para o setor.

Uma das medidas que podem melhorar o desempenho da saúde no Brasil é a Emenda 29, que garante mais recursos públicos para o SUS. A lei foi sancionada no dia 16 de janeiro de 2012 pela presidente Dilma Rousseff.

Agora, os estados passam a ser obrigados a investir em saúde 12% da arrecadação com impostos e os municípios, 15%.

Links relacionados:  saúde no Brasil |   governo |   desafios |   transplantes |   Sistema Único de Saúde | 

Sugestões para atualidades:

Cursos Online Gratuitos

Cursos Online Gratuitos Veja uma seleção de 15 cursos online gratuitos.

Categoria:
Matéria escolar lida 68 vezes

Crise no Sistema Cantareira

Crise no Sistema Cantareira O sistema Cantareira está passando por uma crise, dia após dia.

Categoria:
Matéria escolar lida 183 vezes

Como entrar na faculdade com programas do governo?

Como entrar na faculdade com programas do governo? Hoje em dia existem pelo menos cinco formas de entrar em faculdade pública ou privada no Brasil.

Categoria:
Matéria escolar lida 122 vezes

Origem do Vírus Ebola

Origem do Vírus Ebola Saiba onde e como começou o vírus do ebola

Categoria:
Matéria escolar lida 349 vezes