Gametogênese

Essa forma ajuda na formação de células sexuais mais conhecidas como gametas.

A gametogênese é o sistema que acontece nas gônadas dos seres vivos que se reproduzem sexuadamente. Essa forma ajuda na formação de células sexuais mais conhecidas como gametas, sendo: ovogênese nos espécimes femininos (que dá origem ao óvulo) e espermatogênese nos espécimes masculino.

Durante o processo as células primordiais diplóides germinativas são sujeitas a meiose que origina os gametas, as células que possuem um cromossomo, conhecidas como células haplóides, ou seja, que possuem cromossomos de cada par de homólogos, que atribuem características semelhantes que são agrupados pela fusão dos centros germinativos no momento da fecundação.

A gametogênese é tida como uma das características que possibilita uma maior variabilidade nas espécies e isso se dá justamente no momento de separação dos cromossomos homólogos que é a fase da telófase I e também da divisão meiótica, sem mencionar as permutas e o crossing-over que é fase da separação meiótica, prófase I, paquíteno, onde são aumentadas as recombinações devido aos fragmentos correspondentes entre os cromátides homólogas.

É dessa maneira que a gametogênese auxilia com a diversidade das espécies, tornando claro as diferenças nos biótipos já conhecidos e também, uma porta aberta para novas combinações ainda não existentes.

Veja Também

O que é homeostase?

Biotecnologia

Armas Biológicas

Visão Humana

O que é uma Célula?

Etapas da Gravidez Humana