Gênero narrativo

Os primeiros importantes textos narrativos foram as epopeias.

Os textos narrativos são os que apresentam elementos como personagens, ações, tempo e espaço.

Todo texto que apresenta um narrador que conta os fatos de uma história, dando detalhes dos acontecimentos, as características dos personagens e orientando o leitor no tempo e no espaço, é considerado um texto do gênero narrativo.

Os primeiros importantes textos narrativos foram as epopeias, narrativas que eram compostas por personagens envolvidos em grandes feitos heróicos. As narrativas contam com alguns elementos, como ação, tempo e espaço.

A palavra “narrar” vem do latim narratio, que significa relatar acontecimentos reais ou fictícios. O gênero narrativo englabo o romance, a novela, o conto, a crônica e a fábula.

Vamos entender um pouco mais sobre cada tipo de narrativa:



Romance – É uma narrativa longa, apresentada ao leitor em capítulos. A história conta com vários personagens, que se envolvem em conflitos, amores e as mais variadas tramas. Todo romance tem um enredo.

Novela – É uma narrativa apresentada ao leitor em formato de episódios. Os fatos acontecem de maneira dinâmica, de acordo com um enredo que se desenrola com o tempo. No final da novela, os diversos conflitos encontram um desfecho. Geralmente, os vilões têm finais dramáticos e os bons moços, ou heróis, têm o esperado final feliz.

Conto – O conto é uma narrativa curta, com poucos personagens. O enredo envolve um conflito central.

Crônica – Também é um texto curto, que aborda fatos do dia-a-dia. As crônicas abordam acontecimentos cotidianos ligados à política ou fatos de relevância social.

Fábula – As fábulas sempre deixam uma mensagem. Esses textos têm objetivos pedagógicos e abordam temas relacionados à moral e à ética, de forma simples e de fácil entendimento.

Como podemos ver, os textos narrativos sempre apresentam narrador, enredo, personagens, espaço, tempo, conflitos e conclusão.

Veja Também


Ritmo

Paralelismo

Aliteração

Concretismo

Literatura de Cordel

Estrofe