Geometria

Em 1600 a Geometria teve uma grande revolução com a descoberta entra relação das figuras geométricas e cálculos matemáticos.

A geometria foi descoberta por Arquimedes e aprimorada por Pitágoras, Tales, Euclides, Pitágoras e René Descartes. Esses filósofos e estudiosos explicaram suas principais descobertas e deram relevante contribuição à matemática.

A Geometria é uma das mais antigas manifestações da matemática. Ela já era conhecida no ano 3000 antes de Cristo. Descobertas arqueológicas mostram que os antigos Egípcios possuíam conhecimentos de Geometria necessários para reconstituir as marcações de terrenos destruídos pelas cheias do rio Nilo, e também para construir as pirâmides, pontos turísticos egípcios nos dias atuais.

Mas foi por volta de 500 a.C., que aconteceu na Grécia um grande desenvolvimento da ciência e, por consequência da Geometria.

Nesta época, Tales de Mileto usou propriedades de figuras geométricas para determinar a distância sobre a superfície terrestre. Enquanto isso, Euclides de Alexandria, sintetizou a geometria no tratado chamado de “Elementos”. Esse trabalho era composto por 13 livros.

Pitágoras também é um nome importante da geometria, dando, inclusive, nome a um teorema sobre o triângulo-retângulo, que inaugurou um novo conceito de demonstração matemática.

Em 1600, o matemático francês René Descartes introduziu uma inovação na Geometria ao descobrir a relação entre as figuras geométricas e cálculos numéricos, a chamada Geometria Analítica.

Veja Também


Números Naturais

Arcos e Cordas

Álgebra

Ângulo

Antilogaritmo e cologaritmo

Grandes Matemáticos