Gestação

Para que seja estabelecida a gestação é necessária a união de dois gâmetas, um feminino e outro masculino, conhecidos como espermatozóide e óvulo.

A gestação é o tempo entre a fecundação e o parto. Nos seres humanos, esse processo pode levar de 38 a 40 semanas.

Para que seja estabelecida a gestação é necessária a união de dois gâmetas, um feminino e outro masculino, conhecidos como espermatozóide e óvulo. Essa união desenvolve o embrião.

Já a partir da fecundação o corpo da mulher começa a se adaptar para gerar uma nova vida. As mudanças mais significativas ocorrem nos três primeiros meses de gestação.

Nesse primeiro trimestre começa a formação do corpo do embrião, e o coração do bebê já começa a bater.

No final do terceiro mês a cabeça do feto está mais desenvolvida que o corpo e ainda não é possível determinar o sexo.

A partir do quarto mês se desenvolvem os órgãos genitais, bem como o fígado, os ossos e as unhas. A pele só adquire maior consistência a partir do quinto mês.

No sexto mês o feto já tem a aparência de uma criança bem formada e o período que vai do sétimo ao nono mês é responsável por dar formas ao bebê.

Para o nascimento, os fetos geralmente mudam de posição no útero, alinhando a cabeça com o canal do nascimento.

A gestação é um momento único na vida de toda mulher, onde o milagre da vida se concretiza por meio de uma simples célula que se desenvolve até formar um novo ser humano.

O período gestacional é marcado por números incríveis, por exemplo: o volume do feto aumenta cerca de 7 bilhões de vezes, e as células se dividem aos bilhões, em dezenas de variedades de tecidos e órgãos.

O nascimento do bebê é calculado para 266 dias depois da concepção ou 280 dias após o início do último período menstrual regular.

Veja Também

Etapas da Gravidez Humana

Animais Invertebrados

Animais em extinção

Metabolismo energético

Como mantemos o equilíbrio do corpo?

Virologia