Gravidez Humana

A gravidez é um momento em que a mulher passa a produzir altas doses de estrogênio e progesterona , hormônios importantes para o desenvolvimento do bebê.

A gravidez é o período que vai desde a fecundação do óvulo feminino pelo espermatozóide masculino até o momento do parto. Esse processo gerador da vida humana leva, em média, 9 meses, e é repleto de transformações, sintomas e sensações: é a mágica da vida tornando-se real a cada dia.

A gravidez é um período importante na vida de toda mulher e, por isso, requer cuidados especiais. O acompanhamento médico e a realização do pré-natal são fundamentais nesse momento.

Fecundação – O óvulo é fecundado pelo espermatozóide na região da trompa de Falópio. Apenas um espermatozóide, com 23 cromossomos, atravessa a membrana do óvulo. Os cromossomos do pai começam a se combinar com os cromossomos da mãe e isso dá início à multiplicação celular.

A partir daí, a nutrição do feto vai depender dos nutrientes difundidos pelo sangue materno. A gravidez é um momento em que a mulher passa a produzir altas doses de estrogênio e progesterona , hormônios importantes para o desenvolvimento do bebê.

Agora, vamos entender um pouco mais sobre o processo de formação do bebê:

Após a fecundação do óvulo, o embrião já começa a passar por multiplicações e diferenciações celulares. Na quinta semana de gestação são formados os membros do bebê.

A partir da nona semana começa o processo de ossificação do feto.

No quarto mês de gestação, a partir da décima-terceira semana, forma-se uma camada de tecido gorduroso abaixo da pele do bebê.

No sexto mês de gestação, a partir da vigésima-primeira semana, o bebê já tem o rostinho formado e é capaz de digerir o líquido amniótico e ouvir sons.

No sétimo mês de gestação as mãos, os olhos e as pálpebras do bebê já estão bem formados.

A partir do oitavo mês, a massa corporal do bebê já está praticamente toda desenvolvida. No nono mês, já todo formado, o bebê se encaixa na bacia da mãe para o parto.

Para detectar uma gravidez o método mais eficiente é o exame de sangue que determina os níveis do hormônio HCG. Esse exame se chama Beta HCG, e deve feito caso sejam constatadas duas semanas de atraso menstrual.

Veja Também

Como anda a cura da aids?

O que é uma Célula?

Formação de novas espécies

O que é homeostase?

Saiba o que é Bioética

Sistema Endócrino