Guerra do Afeganistão

A primeira Guerra do Afeganistão aconteceu em 1979, quando o primeiro-ministro Hafizullah Amin se recusou a ceder o poder para Babrak Karmal.

A primeira Guerra do Afeganistão aconteceu em 1979, quando o primeiro-ministro Hafizullah Amin se recusou a ceder o poder para Babrak Karmal, que era apoiado pela União Soviética.

A falta de uma negociação positiva levou as tropas soviéticas a invadirem o Afeganistão levando mais de cem mil soldados, além de veículos e tanques blindados. Os conflitos armados duraram nove anos.

Historiadores afirmam que a Guerra do Afeganistão marcou o início dos conflitos de ordem cultural entre a civilização islâmica e o ocidente.

Em 1988, a União Soviética iniciou a retirada de suas tropas do Afeganistão com o objetivo alcançado de deixar um comunista no poder. No entanto, após a saída dos soviéticos do país, o grupo dos mujahidin entraram em confronto com o governo comunista do presidente Mohammed Nadjibullah e conseguiram instalar um regime muçulmano ultraconservador, o conhecido Talibã.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Guerra do Afeganistão

Império carolíngio

Ciclo do Café

Consequências da primeira guerra mundial

A Inglaterra do século XVI

Revolta da Chibata