Guerra do Paraguai

Antes da guerra, o Paraguai era uma super potência econômica na América do Sul.

A Guerra do Paraguai é considerado o maior conflito com dimensões internacionais na América do Sul, guerra iniciada com a invasão do território brasileiro, pelo exército paraguaio.

Brasil, Argentina e Uruguai formaram a Tríplice Aliança e tinha a ajuda da Inglaterra, com isso combateram fortemente o Paraguai. A guerra durou 6 anos, iniciou em dezembro de 1864 e chegou ao fim em 1870, com a derrota do Paraguai.

Ordenado pelo presidente Francisco Solano López, o exército do Paraguai invadiu o sul do Mato Grosso, a causa dessa invasão foi pelo Brasil ter tido envolvimento no conflito armado em 1864 no Paraguai e tendo deposto o ditador Aguirre. Para retaliar o governo brasileiro, o Paraguai invadiu a cidade de Dourados no Mato Grosso. Outro motivo para a guerra era que, o Paraguai queria ter uma saída para o Oceano Atlântico, com isso a pretensão do ditador paraguaio Francisco Solano Lopes era conseguir as terras na região da Bacia do Prata.

Um dos pontos importantes para a vitória brasileira, foi a Batalha de Riachuelo, o enfrentamento naval foi determinante nessa guerra, o conflito ocorreu em 11 de junho de 1865.

Antes da guerra, o Paraguai era uma super potência econômica na América do Sul, depois da guerra o Paraguai se tornou um dos países mais atrasados da América do Sul, cerca de 75% da população paraguaia morreu devido a guerra.

No total morreram cerca de 300 mil pessoas, entre civis e militares.

Veja o documentário sobre a Guerra do Paraguai:


Veja Também

Redemocratização brasileira

Como foi o governo de Fernando Henrique?

A Revolta de Canudos

Carnaval no mundo

Antiga Mesopotâmia

Guerra da Indochina