Guy Fawkes

Guy Fawkes foi um católico inglês que viveu no final do século XVI.

Guy Fawkes foi um soldado católico do século XVI que se tornou ícone da cultura pop moderna. Saiba mais!

Guy Fawkes foi um católico inglês que viveu no final do século XVI. Apesar de ter vivido em tempos tão distantes, Fawkes tem influenciado a história recente de vários países do mundo.

Fawkes foi o criador de uma máscara muito famosa. Ele se tornou ícone da cultura pop no Brasil e no mundo depois de ter sua máscara usada em várias manifestações e protestos.

Guy Fawkes nasceu na cidade de Iorque, na Inglaterra, em 13 de abril de 1570. Ele era conhecido como Guido Fawkes e atuou como soldado católico na chamada "Conspiração da pólvora".

A conspiração pretendia assassinar o rei protestante Jaime VI da Inglaterra e todos os membros do parlamento. Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora.

A conspiração não foi bem sucedida, e Guy Fawkes acabou condenado à execução na forca. Fawkes ficou famoso por sua máscara do V de Vingança, caracterizada por uma expressão cínica, um bigode fino e bochechas rosadas.

A imagem se tornou símbolo de rebelião e anarquia. A máscara de Guido Fawkes esteve presente na graphic novel V de Vingança, de Alan Moore.

Guy Fawkes morreu em Londres, no dia 31 de janeiro de 1606.

Veja Também


Santos Dumont

Walt Disney

Leonardo da Vinci

Dom João VI

Dom Pedro II

Gonçalves Dias