Hidretos

Os hidretos são compostos orgânicos em que o elemento mais eletronegativo é o hidrogênio (H).

Existem três tipos de hidretos, classificados segundo sua natureza de ligação.

Os hidretos são compostos orgânicos em que o elemento mais eletronegativo é o hidrogênio (H). Esse tipo de composto pode ser classificado conforme o tipo de ligação química que estabelece, podendo ser iônicos, covalentes e metálicos.

Podemos classificar os hidretos como: compostos binários em que um dos elementos é o hidrogênio. A quantidade de hidrogênio nos hidretos é regida pelas leis da troca eletrônica.

Assim temos que:

No caso dos hidretos iônicos, existe uma combinação do hidrogênio com elementos metálicos, como o sódio, o cálcio, o ouro, entre outros. Nesse tipo de hidreto acontece uma acentuada tendência a ceder elétrons.

Com relação aos hidretos moleculares, existe uma combinação do hidrogênio com elementos não-metálicos, como o oxigênio, o nitrogênio, o enxofre, entre outros. Nesse caso, os compostos apresentam alta eletronegatividade, sendo capazes de captar elétrons.

Todo hidreto metálico é expresso da seguinte forma: usa-se o nome do metal que participa do composto, como: Hidreto de Sódio (NaH), Hidreto de Cálcio (CaH2).

Caso o metal tenha vários números de oxidação possíveis, o composto é expresso assim: Hidreto de Ferro II (FeH2), Hidreto de Ferro III (FeH3).

De acordo com as três classificações de hidretos, temos:

Hidretos iônicos - são os hidretos formados pelos elementos da família 1A e 2A, alcalinos e alcalinos terrosos. Nesses casos, o hidrogênio se comporta como um halogênio e recebe um elétron do metal formando um íon hidreto (H-).

Hidretos covalentes - são os hidretos formados pelos elementos do bloco p, como boro e alumínio; e dos grupos 4-7 e berílio.

Hidretos de metais de transição – são os hidretos em que as moléculas de hidrogênio se dissociam e os átomos de hidrogênio entram nos sítios intersticiais. Estes hidretos não são estequiométricos.

Vale lembrar que a classificação dos hidretos é feita levando em conta sua natureza de ligação e sua estrutura.

Veja Também


Armas de destruição em massa

Estanho

Bioelementos

Cobre

Você conhece o Metanol?

Platina