Hidrostática

A hidrostática é a área da física que estuda os líquidos e os gases em repouso.

A hidrostática estuda a força exercida por gases e líquidos.

A hidrostática é a área da física que estuda os líquidos e os gases em repouso. Para esse tipo de estudo, os líquidos e gases devem estar sob a ação de um campo gravitacional constante.

A hidrostática, de uma maneira geral, estuda a força exercida sobre os líquidos e pelos líquidos. Esse é o processo que determina a geração de energia elétrica nas hidrelétricas e, até mesmo, o movimento da água que sai de uma torneira.

Nesse tipo de estudo, notamos o conceito de “Fluido”, que é toda substância capaz de escoar facilmente, que não tem forma própria e que pode mudar de forma quando submetido à ação de uma força.

No estudo da hidrostática, também é preciso entender os conceitos de densidade, pressão, Princípio de Pascal, empuxo e o Princípio Fundamental da Hidrostática. Mas, antes de tudo, é necessário entender o conceito de pressão, que é a grandeza física determinada pelo quociente entre uma força aplicada e a área de ação dessa força.

Na hidrostática, os líquidos sempre estarão em equilíbrio estático.

Memorize alguns conceitos importantes:

Fluido - substância que tem a capacidade de escoar quando submetido a uma força tangencial. É influenciado pela viscosidade, pois quanto menor a viscosidade, mais fácil o seu escoamento.

Pressão – é expresso pela unidade Pascal (Pa), que é o nome adotado para N/m². A pressão média é igual ao quociente da resultante das forças perpendiculares à superfície de aplicação e à área da superfície.

Veja Também

Refração da Luz

Aerodinâmica

Voltímetro

Fogo em gravidade zero

Hidrostática

Termometria