Hirsutismo

Os pelos causados pelo hirsutismo podem aparecer no rosto, tórax, região suprapúbica e raiz das coxas.

O hirsutismo é caracterizado pelo crescimento excessivo de pelos em mulheres. Saiba mais!

O hirsutismo é caracterizado pelo crescimento excessivo de pelos nas mulheres em regiões onde normalmente só aparecem pelos em homens. Isso quer dizer que, a mulher com hirsutismo tem pelos em regiões anatômicas onde não deveria ter.

Esse problema leva ao aparecimento de pelos de dois tipos: os velus e os terminais. Os velus são pelos mais finos e não pigmentados, e os terminais são pelos mais grossos e pigmentados.

Os pelos causados pelo hirsutismo podem aparecer no rosto, tórax, região suprapúbica e raiz das coxas. Essa situação acaba causando constrangimento para a mulher que sofre do problema.

Segundo dermatologistas, a aparição anormal de pelos se deve à ação de hormônios andrógenos que circulam pela corrente sanguínea. Esse hormônios estimulam a unidade folículo-sebácea e fazem com que os pelos cresçam mais e com mais pigmentação.

Existem três tipos de hirsutismo:



O primeiro tipo é causado pelo excesso de andrógenos sintetizados pelos ovários e/ou adrenais. Isso pode acontecer com mulheres que sofrem da síndrome do ovário policístico.

O segundo tipo é causado por uma maior sensibilidade cutânea aos andrógenos circulantes. Esse tipo de hirsutismo é chamado de hirsutismo idiopático, que pode aparecer durante os ciclos menstruais regulares.

O terceiro tipo acontece em situações relacionadas às alterações secundárias no transporte ou no metabolismo de andrógenos. Isso pode acontecer mediante problemas na tireóide.

A causa do hirsutismo é diagnosticada a partir de anamnese e exame físico detalhado. Existe tratamento para o problema, mas o acompanhamento médico pode ser prolongado.

O hirsutismo pode ser tratado com hormônios e com cosméticos específicos. O tratamento medicamentoso é feito para inibir o crescimento dos pelos.

Veja Também


Miopia

Transgênicos

Sistema muscular

Saiba o que é Fotossíntese

Sistema articular

Como mantemos o equilíbrio do corpo?