Histograma fotográfico

O histograma fotográfico é um tipo de gráfico que está presente em câmeras fotográficas ou softwares de edição de imagens.

O histograma fotográfico é um gráfico utilizado para balancear as imagens e obter fotos com uma iluminação ideal. Saiba mais!

O histograma fotográfico é um tipo de gráfico que está presente em câmeras fotográficas ou softwares de edição de imagens. O histograma é uma ferramenta importante para fotógrafos profissionais, pois dá a noção real se a fotografia está clara demais, escura demais ou com a luminosidade balanceada.

O histograma aparece no visor da câmera e evita que as fotos sejam tiradas com a iluminação estourada. Mas, é preciso saber interpretar corretamente a informação do gráfico.

A função principal dos histogramas é garantir a qualidade da imagem. Para isso, o histograma é dividido em regiões: o lado esquerdo concentra os tons escuros da imagem, o meio mostra os tons médios e o lado direito apresenta os tons mais claros.

A escala vai do preto ao branco, partindo da esquerda para a direita. As imagens com mais áreas escuras, ou “low key”, concentram o gráfico mais para a esquerda; e as imagens mais claras, ou “high key”, concentram o gráfico para a direita. E quando a imagem tem uma iluminação normal, o gráfico fica balanceado.

O histograma deve ser analisado de acordo com o propósito da fotografia. Você pode usar o recurso para equilibrar as cores, ganhar algum contraste na imagem e evitar erros de iluminação.

Com o histograma fotográfico fica mais fácil de se alcançar uma imagem completamente balanceada e sem nenhuma incidência de pontos estourados de luz.

Veja Também


Arte Conceitual

Origami

Música

Histograma fotográfico

Orfismo – Movimento Artístico

Dadaísmo