História da Matemática

A matemática é uma ciência que se iniciou no século IX e VIII a.C na Babilônia, nessa época ja existia as noções de álgebra e geometria.

A matemática é uma ciência que começou a ser desenvolvida já nos séculos IX e VIII A.C., na Babilônia. Nesse período já existiam as noções de álgebra e geometria.
A partir dos séculos VI e V A.C., na Grécia, aconteceram as primeiras aplicações práticas da matemática, com processos relacionados ao infinito, o movimento e à continuidade.
Os gregos foram responsáveis pelo desenvolvimento do método axiomático-dedutivo, que consiste em admitir como verdadeiras certas preposições lógicas.
Eles se destacaram também nos estudos da geometria. Exemplos disso são a obra de Euclides, intitulada "Os Elementos", e os estudos de Arquimedes e de Apolônio de Perga.
A Índia também foi berço da Álgebra e da Aritmética. Os hindus introduziram o numeral zero no sistema de numeração.
Os árabes foram responsáveis por levar esse conhecimento para a Europa, com os denominados "Algarismos arábicos", inventados pelos hindus.
No ano 1202, o matemático italiano Leonardo de Pisa, o famoso "Fibonacci", deu vida nova à Matemática em sua obra intitulada "Leber abaci", sobre a arte de calcular. Foi ele quem apresentou as soluções de equações do 1º, 2º e 3º graus.
A Álgebra foi amplamente discutida nesse período.
Tempos depois, o matemático alemão, Michael Stifel, passou a utilizar os sinais de mais (+) e menos (-), desenvolvendo a Álgebra definitivamente.
No século XVII, a matemática passou por outro momento importante com René Descartes e Pierre Fermat. Nesse momento surgiram a Geometria Analítica e a Teoria dos Números Primos e a Teoria dos Máximos e Mínimos.
Diversos nomes importantes e conhecidos foram fundamentais para o desenvolvimento da matemática. Isaac Newton, Gottfried Wihelm Leibniz, Louis Cauchy, entre outros nomes, foram responsáveis pelo avanço dessa ciência.
Por volta de 1900, a Álgebra e a Aritmética tomaram novos impulsos.
A partir do século XIX a matemática começou a se ramificar em diversas disciplinas. Hoje, as diversas regras, teorias e conceitos matemáticos apresentam diversas aplicações práticas.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Ano Bissexto

Números Negativos

Binômio de Newton

Números Irracionais

Dízimas Periódicas

Teorema Binomial