História dos Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos acontecem de quatro em quatro anos, sua história tem início na realização de jogos olímpicos da antiguidade.

Os Jogos Olímpicos acontecem de quatro em quatro anos, mas sua história tem início na realização dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, que aconteciam na cidade de Olímpia, na Grécia, no século VIII a.C.

Depois de anos sem a realização do evento esportivo, houve a primeira tentativa de retomar os antigos Jogos Olímpicos a partir da realização da “L'Olympiade de la République”, um festival olímpico realizado na França entre 1796 a 1798.

Depois disso, o Barão Pierre de Coubertin retomou a realização dos jogos no século XIX, quando foi fundado o Comitê Olímpico Internacional, no ano de 1894. Coubertin desenvolveu a rotação internacional dos Jogos Olímpicos.

Os primeiros Jogos Olímpicos da modernidade aconteceram em 1896, em Atenas. A cerimônia de abertura foi no Estádio Panathinaiko, com a participação de 14 nações e 241 atletas.

Em 1906, os Jogos passaram a ser intercalados. Já no século XX, o COI criou os Jogos de Inverno para esportes do gelo e da neve, e os Jogos Paralímpicos para atletas com deficiência física e visual.

Hoje, os Jogos Olímpicos reúnem federações esportivas internacionais, comitês olímpicos nacionais e comissões organizadoras. O Comitê Olímpico Internacional escolhe a cidade anfitriã, organiza e trabalha pelo financiamento do evento.

Cerca de 204 países participam atualmente das Olimpíadas. Em 2016, as Olimpíadas acontecerão na cidade do Rio de Janeiro.

Veja Também

Guerra dos Mascates

Peste Negra

Colonização

Início da exploração do território brasileiro

Revolução Mexicana

Civilização Harapense