Click EstudanteHistóriaImigração Brasileira

Imigração Brasileira

Autor: Click Estudante

Lido: 1932 vezes

Imigração Brasileira

O processo de imigração no Brasil foi intenso a partir de 1530. Mas, antes de falarmos sobre esse momento da história de nosso país, temos que entender que o termo imigrar significa sair de um país para entrar em outro com o objetivo de viver na nova terra.

No início da colonização do Brasil, os portugueses foram os principais imigrantes. Eles vieram em massa para o país com o ideal de exploração.

O processo de imigração foi ainda maior a partir de 1818, com a chegada de imigrantes para trabalhar nas plantações de café e outros setores em expansão. Mas esse processo também teve o triste lado do comércio de escravos.

Os negros africanos foram trazidos para o Brasil durante o período do tráfico negreiro, entre os séculos XVI e XIX. Historiadores acreditam que o número de negros trazidos para o país ultrapasse a marca de seis milhões de pessoas.

Os imigrantes suíços chegaram em 1819 à região de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro; os alemães chegaram em 1824 e se instalaram no Rio Grande do Sul; os ucranianos e poloneses foram para o Paraná; os turcos e os árabes se concentraram na Amazônia; e os italianos e japoneses chegaram para ficar em São Paulo.

A partir de 1888, com a abolição da escravatura, o governo passou a incentivar a entrada de imigrantes europeus no Brasil para suprir a necessidade de mão-de-obra. Os imigrantes passaram a atuar no ramo cafeeiro, na policultura, na atividade madeireira, na produção de borracha, na vinicultura, entre outras áreas. Entre os anos de 1890 e 1900 mais de 1,4 milhão de imigrantes entraram no Brasil.

Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam oitenta por cento do total de estrangeiros. Várias colônias de imigrantes estão espalhadas pelo Brasil.

Podemos dizer que os imigrantes ajudaram a construir a identidade do povo brasileiro e contribuíram para o desenvolvimento de vários setores da atividade econômica de nosso país.

Vale lembrar que a imigração no Brasil não esteve condicionada apenas a esse período histórico. Ainda hoje o Brasil atrai milhares de imigrantes anualmente, principalmente coreanos, norte-americanos e europeus, que vêm atraídos pelo bom momento da economia brasileira.

Comentários

Sugestões de Artigos

Imigração Brasileira
Imigração Brasileira

Os principais grupos de imigrantes no Brasil são p...

Quais as consequências do Racismo?
Quais as consequências do Racismo?

O racismo, infelizmente, é um comportamento que es...

Origem da Língua Inglesa
Origem da Língua Inglesa

O inglês que conhecemos hoje sofreu muitas alteraç...

Periodos de chuvas no Brasil
Periodos de chuvas no Brasil

Essas estimativas de chuvas são importantes para p...

Arte Cristã Primitiva
Arte Cristã Primitiva

As religiões cristãs sempre contou com a arte para...

O que é Neoplasia Benigna e Maligna?
O que é Neoplasia Benigna e Maligna?

Popularmente o tumor é chamado de neoplasia....

História da Vacina
História da Vacina

Em 1805, Napoleão Bonaparte fez com que todos os s...

Revolta da Vacina
Revolta da Vacina

A Revolta da Vacina aconteceu no Rio de Janeiro em...

O que é o Sisu?
O que é o Sisu?

Para se inscrever é necessário o candidato ter par...

Cromo
Cromo

O símbolo do elemento químico Cromo é representado...

Advogado
Advogado

Os advogados podem se especializar em processo de ...

O papel do Brasil no mundo
O papel do Brasil no mundo

Os avanços sociais e econômicos do Brasil levaram ...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |